quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um dia... produtivo...

Hoje foi um dia de muitas reflexões... e olha que ainda são 14:40 horas da tarde...
Todo mês é como se começassem uma parte nova do curso de francês, como eu não consegui trabalho ainda... na verdade, a única coisa que consegui foi uma 'quase entrevista' (isso merece um post separado), resolvi continuar a fazer o curso de francês no mês de novembro. Não era o que eu esperava, mas acho que estou começando a entender que achar um emprego será um pouco mais difícil do eu pensava. E com o novo período de aulas veio também novos professores.
Hoje conheci uma das professoras que vai dar aula para a gente em novembro, geralmente são dois professores. Acontece que ela é verdadeiramente francesa... e falo isso olhando somente o lado negativo do povo francês... ela é extremamente impaciente e chega a ser bastante rude com as pessoas... Além disso, ela não incentiva os alunos a fazer perguntas e sempre fala com um tom de desprezo, como se a gente devesse saber aquilo que ela está explicando. Isso acaba deixando o ambiente bastante desconfortável e nada amigável.
Hoje teve um aluno chinês que chegou atrasado... e por acaso ele foi colocado por engano na aula da tarde... e ela falou: 'Tá vendo, é por isso que te colocaram na aula da tarde... você não consegue chegar na hora... são 10:12 da manhã... etc...' Ela falou de uma forma extremamente indelicada e depois ainda nos perguntou se 'aquele menino' estudava com a gente antes... Acontece que: 'Sim, ele estudou com a gente no mês passado. E ele nunca chega atrasado... hoje foi a primeira vez que isso aconteceu...' Quem falou isso foi Erik, um menino Inglês que entrou junto comigo, no mês passado, na Aliança Francesa.
Eu me senti muito mal, e ao mesmo tempo culpada por não ter falado nada também. Ali, naquele momento eu percebi que eu mudei... se fosse alguns anos atrás eu teria respondido à ela a mesma coisa que Erik falou, só que eu teria devolvido a grosseria. O fato é que a língua e a cultura diferente acabam oprimindo um pouco quem a gente é, mas naquele momento eu percebi que não era só isso... que eu havia realmente mudando e que eu não gostava dessa mudança. Mas o mais triste disso tudo é que faz alguns anos que eu procuro essa mudança... no trabalho me falavam: 'você não pode falar tudo que você pensa. Você precisa ser um pouco mais comedida... as pessoas podem acabar te entendendo de forma errada... etc...' Vejam bem, eu sempre fui um pouco impulsiva em dizer as minhas opiniões... e nem sempre o que eu queria dizer agradava ao ouvido alheio... e em um ambiente empresarial ou você aprende a ficar um pouco mais na sua, ou você não vai para frente... Eu já sofri muito com isso também, porque as pessoas na faculdade, por exemplo, falavam que eu era grosseira... mas eu não entendia o porquê... eu só estava falando a verdade... ou pelo menos a minha verdade...
Bem, acontece que eu busquei durante um bom tempo falar menos... e hoje fiquei muito decepcionada comigo porque eu não falei mais... entendem a questão existencial aqui? Quis muito mudar para me encaixar melhor e agora que acho que consegui também não estou satisfeita... parece que me traí... sabe? Bem, eu realmente acho que é possível achar um meio termo... minha avó sempre falava que era possível falar o que quisesse só que da forma certa... Acontece que eu já estou tentando achar a forma certa há algum tempo e sempre fico um pouco frustrada ou porque falei demais... ou porque falei de menos... será que eu estou sendo muito rígida comigo mesmo? Bem... isso também não me surpreenderia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário