segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vienne, France.


Nesse sábado, para comemorar 1 ano de noivado, 3 meses de casado e 2 meses em Lyon resolvemos sair da cidade... hehehe. Fomos para Vienne, uma cidadezinha que fica à 20 minutos de trem daqui. A passagem custa em torno de 6 euros, o que faz dessa viagem um passeio não muito caro (para quem mora em Lyon, é claro!).
Vienne abrigou uma cidade romana. As romanos invadiram a região no século 1 a.C., e a cidade ainda respira essa história. Um conselho para quem vai visitá-la: assim que chegar vá até o Posto de Turismo, que fica perto da estação de trem e bem ao lado do Rio Rhône (sim, essa cidade também fica à beira do Rhône). Lá tem o mapa da cidade com todos os pontos importantes e eles também sugerem um caminho a ser seguido que passa por quase todos os monumentos. O quê achei bem legal, porque esse caminho é demarcado por botões de metal presos no chão da rua, como na foto abaixo. É bem simples e evita que os turistas de percam.


Um dos monumentos mais marcantes da cidade é o Teatro Romano. Ele pode abrigar até 13 mil pessoas e em Junho acontece lá um evento de Jazz... que com certeza eu quero ir! Como todo bom teatro romano a acústica é incrível, e a vista do último degrau permite que se veja praticamente toda a cidade de Vienne.



Outro monumento bem marcante é o Templo d'Auguste et Livie. Ele é datado de 10 a.C. e foi o centro da cidade romana, onde era exercido todas as funções civis, administrativa e religiosa. O templo possui várias colunas coríntias e a única coisa que fiquei triste, foi de não poder entrar no monumento. Só é permitido olhar do lado de fora para preservar o espaço.


A Catedral de St-Maurice, a Igreja principal da cidade, é uma estrutura bem interessante também. É uma mistura dos estilos românico e gótico, e foi construída entre os séculos 12 e 16. Ela está em processo de reforma, mas ainda é permitido entrar. É mais bonita fora do que do lado de dentro.



Tem também o Jardim de Cibele, um jardim com os restos do templo dedicado à Deusa Cibele.


E o claustro da Igreja St-André-le-Bas, bem bonitinho...


Para quem vai à Vienne vale à pena atravessar a ponte do rio Rhône e ir até St Romain en Gal, que fica do outro lado do rio... eu até pensei que ainda fosse Vienne...


Lá tem o Museu Arqueológico Gallo-Romains, onde tem um sítio arqueológico de uma cidade romana datada entre 100 a.C. e 300 d.C. Inclui restos de vários tipos de construção e tem a Casa dos Deuses do Oceano, um templo enorme. O mosaico que estava nesse tempo, agora está dentro do museu, com vários outros mosaicos bem interessantes da época.




Um comentário:

  1. Espetaculo de descrição, não tenho nada a adicionar. Pode mandar para o guia da folha e atualizar a "uma coluna e meia" que colocaram no guia da França. Bjos

    ResponderExcluir