quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Beaujolais Nouveau est arrivée!!!


Beaujolais é uma região vinícula que fica ao norte de Lyon. A região tem várias aldeias produtoras de vinho, são as do sul que produzem a maior quantidade.
O vinho é produzido com a uva Gamay e não é tido 'muito bom' pelos franceses. É um vinho barato, custando em torno de 3 euros a garrafa no supermercado. É muito exportado, dizem que é porque os franceses não querem bebê-lo... rsrsrs... (acho que é uma brincadeira deles aqui... não sei). O fato é que em torno do vinho Beaujolais existe marketing. E o 'dia do Beaujolais Nouveau' é, sem dúvida, uma boa jogada.
Beaujolais Nouveau é o evento de lançamento do vinho novo, da uva colhida no mesmo ano, na verdade, colhida à algumas semanas antes. Sempre acontece na terceira quinta-feira do mês de novembro. E várias pessoas vão aos bares que possuem o novo vinho para degustar. A garrafa custa em torno de 9 euros (1,5 euros por copo + ou -), por isso na última quinta-feira vimos bastante pessoas bêbadas pelas ruas... é um vinho barato com uma boa desculpa para bebê-lo: provar a nova safra que vem.
Uma história que ouvi (mas não consegui achar nada que comprovasse) é que essa tradição começou no cais de Lyon. Antigamente era proibido provar os vinhos ainda novos, com menos de 1 ano, mas quando o Beaujolais chegava no cais, os trabalhadores se reuniam às escondidas para provar o novo vinho que estava chegando... Voilá!...Foi assim que surgiu a tradição. Tudo que é proibido dá um gostinho diferente, até o vinho ruim fica bom... rsrsrs.
Como estou super empenhada em participar de todas as manifestações culturais da cidade, na quinta-feira (17) estávamos lá (eu, João e alguns amigos do meu curso de francês), para sermos um dos primeiros a provarmos o Beaujolais Nouveau. Fomos a dois bares: no primeiro provamos dois tipos de vinho e até que não eram ruins, compraria uma garrafa no supermercado sem problema. Mas no segundo bar que fomos provamos um vinho realmente bem ruim, até para mim, que não sou super entendida de vinho... E agora pensando, ele devia ser bem ruim mesmo, pois já era a terceira garrafa que estávamos tomando e mesmo assim conseguimos achar o gosto ruim... hehehe. Enfim, a dica é: escolha bem o bar que vai sentar para provar o novo vinho, pois os tipos de vinho são diferente em cada bar.
Outra coisa que um professor meu falou é que é possível que o Beaujolais Nouveau tenha bastante aditivos, pois, para ele, é difícil um vinho ter já aquele gosto com apenas 1 mês e meio de maturação... enfim... se é verdade eu não sei, mas quando chegamos em casa estávamos com a boca e a língua roxa... não sei se é por causa da uva... hehehe.
O fato é que é uma boa desculpa para marcar um chopp... quer dizer... um vinho com os amigos em uma quinta (provavelmente, gelada) de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário