sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aniversário do João

Terça, dia 8 de novembro, foi aniversário do meu marido, 27 aninhos... Para comemorarmos eu fiz uma surpresa e levei ele à um bouchon (restaurante) verdadeiramente Lyonnais. Peguei informação desse restaurante em um dos blogs que leio aqui, de uma brasileira que também mora em Lyon.
O Restaurante é pequeno e é o dono que faz tudo: atende o telefone, atende os fregueses, faz a comida e serve. Tudo agilmente e de muito bom humor. Ele ainda explica, várias vezes por noite, os pratos do menu... alguns, nem os franceses sabem o que é... isso me fez sentir melhor! A comida típica Lyonnaise não é uma comida bonita e não agrada à todos os gostos: tripa, partes do estomago, fígado, linguiça feita com partes do cérebro de algum animal que ainda não entendi qual é... enfim... nada light... Nem a Salada Lyonnaise é light, ela é feita com folhas variadas, muito bacon e um ovo pouché que, geralmente, estoura espalhando gema por todo o prato... hummm... eu adoro! Comemos muito bem no 'Le Bouchon de L'Opera', tudo preparado de forma excelente na cozinha que fica do lado do salão onde ficam os fregueses... interessante! Mas é isso também que trás o único ponto negativo desse bouchon: saímos de lá defumados... meu casaco ficou com cheiro de comida, assim como o meu cabelo. A decoração também é muito interessante, feita com várias coisas antigas e engraçadas, como um grupo de porcos em porcelana. Não tem nenhuma toalha igual nas mesas e todos os guardanapos são de pano, um diferente do outro.
Fomos em uma terça-feira e quando deu 20:30h ficou lotado, por isso, se quiser ir, faça reserva para às 7:30h... quando o restaurante está mais tranquilo e seu prato, provavelmente, não demorará tanto para chegar. Lembre-se que a cozinha é pequena... apesar do cozinheiro ter um assistente, é ele quem faz tudo dentro do restaurante...
Bem... o que comemos? Todos os coraçõeszinhos! No cardápio estão marcados os pratos mais pedidos pelos fregueses com um coração, pois pedimos todos eles, com exceção da minha sobremesa, que em vez de pedir uma torta de maça, pedi uma de chocolate. Segue abaixo as fotos. :)
Entrada: Gaude - Um caldo feito com uma farinha torrada.

Entrada: Salada 'quase' Lyonnaise - uma salada parecida com a salada Lyonnais, mas em vez de bacon tinha outras carnes (que não identificamos) e até peixe.

Prato: Quenelles - É um suffle de farinha com um molho de peixe, bem diferente e gostoso.
 
Prato: Andouillette com St Marcelin - Um prato tipicamente Lyonnaise, é uma linguiça com estômago e intestino de porco, vinha acompanhada do queijo St Marcelin gratinado em cima. Parece estranho? Estava excelente! - A foto ruim foi culpa do João, assim que tirar outra substituo.  

Sobremesa: Torta de chocolate com sorvete - Sem mais explicações. :)
 
Queijo: Cervelle canut - Um queijo em pasta que vem temperado com alho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário