segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Grenoble

Dia 11 de novembro é um feriado nacional aqui na França, dia do Armistício (fim da 1 guerra mundial). Como esse ano caiu em uma sexta-feira, aproveitamos para explorar mais a região Rhone-Alpes, departamento onde Lyon se encontra. Fomos visitar 3 cidades aqui perto. Vou colocar 1 post para cada uma, pois, caso contrário, o post ficaria muito grande.
Na sexta saímos bem cedinho e pegamos um trem para Grenoble, uma cidade conhecida pelas pistas de esqui no inverno e pela faculdade da cidade, bem conceituada em business e engenharia. Antes de estar certo do João vir estudar em Lyon, existia uma grande possibilidade dele ir para Grenoble. Por causa desse histórico estava com uma expectativa muito grande com relação à cidade... e acabei me decepcionando um pouco. A cidade é uma gracinha, super ajeitada e muito limpa, mas não tem muita coisa para fazer... O engraçado disso tudo é que fiquei super chateada quando soube que não íamos mais para Grenoble e sim para outra cidade (Lyon)... sempre que tenho que me readaptar à uma ideia eu resisto um pouco... Nessa viagem vi que o melhor foi ter vindo para Lyon.
Mas voltando ao tema: Grenoble! Uma coisa que é imperdível na cidade é o teleférico que leva até o 'Fort de la Bastille', de lá de cima você consegue ver toda a cidade... a viagem até lá em cima é curta, mas é bem legal também, passamos bem por cima do rio Isère que corta a cidade.





Outra coisa que também acho bem interessante visitar é o Museu de Grenoble, eu e o João gostamos muito. Quando fomos estava tendo uma exposição temporária de desenhos franceses do século XVI ao XVIII... bem bonitos... alguns eram estudos para quadros da época. Estava tendo também uma exposição de arte moderna que adorei. Entre as minhas obras preferidas está 'Figura Pendue' de Juan Muñoz. Um figura pendurada por um cabo que saia da sua boca... muito realista... bem impressionante. O boneco subia e descia pela corda. Só olhando a foto para entender...:



Outra peça que adorei foi um vídeo de uma pessoa pequenininha tentando escalar uma escada... muito engraçado:




No Museu de Grenoble também tem Picasso e outros nomes mais clássicos do meio artístico.


É gostoso também andar pelo centro antigo da cidade, pela Place Claveyson e pela Place de Notre-Dame. O relógio que fica colocado bem na torre da Igreja de Notre-Dame é bem bonito.



 
 
 


Ah! Não posso esquecer de dar a dica do hotel que ficamos: 50 euros a diária, bem limpinho, confortável e perto da estação de trem - Logis Institut Hotel (10, Rue Barbillon, 38000 Grenoble). Fiz a reserva pelo Booking.com... como de costume. Não tem taxa de reserva, pode cancelar se quiser, e o mais importante, é um através de um site seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário