sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Turismo em Lyon: Colina de Fourvière


Continuando... Turismo em Lyon 2... quer dizer, 3... 4... 7... Ah! Já perdi a conta... rsrsrs... Se vocês acham que Lyon não tem um 'Cristo Redentor'... vocês estão muito enganados... ele se chama Notre-Dame de Fourvière. A Igreja é um símbolo de Lyon e fica bem em cima de uma colina, de onde dá para ver grande parte da cidade. Para chegar até lá, basta pegar o funicular que fica na estação 'Vieux Lyon', um trenzinho que sobe a colina, ou então subir à pé. Na velha Lyon tem vários caminhos que vão dar na Fourvière.

Funicular, trem que sobe a colina.

Uma das decidas da colina de Fourvière.

A Igreja é um santuário para a Virgem Maria. Em 1870, os Lyonnaises fizeram um voto à santa e pediram que a cidade fosse poupada da invasão proeminente da Prússia. Agradecidos, em 1872, foi colocada a primeira pedra da construção da Igreja. As obras terminaram por volta de 1890, quando ouve a primeira missa. A Igreja é belíssima, tanto por fora quanto por dentro.

Notre-dame de dia.
Notre-dame de noite.

Na parte de dentro ela é toda de mosaico, com várias passagens sobre a Virgem Maria. Tem algumas pedras do mosaico que são douradas e quando a luz bate o efeito é fantástico.




A porta da igreja também é incrível, tem dois leôes em ferro, uma em cada parte da porta. Eu adoro esse detalhe da porta!

Eu e 'Lyon'.
A Igreja tem também uma capela menor bem embaixo, a entrada é pela frente da edificação, quem guarda a entrada é um leão bem grande de pedra... símbolo da cidade.

O leão que guarda a Igreja e a capela menor embaixo.

Essa capela tem no altar símbolos dos 7 pecados capitais, como a gula e a ira. Não exite em dar a volta completa no altar para ver todos os símbolos em mosaico no chão.

Representação da gula no altar da capela.

Representação da ira no altar da capela.

Não posso esquecer de falar também da vista incrível da cidade que temos lá de cima....Um dos melhores lugares para se fazer pic-nic em dias quentes é no parque que fica bem embaixo da catedral, falo melhor desse parque em outro post.

Vista da Notre-Dame de Fourvière.

Ah! E quem disse que aqui em Lyon não tem uma "Tour Eiffel"? Tem sim! Bem ao lado da Fourvière tem uma torre, com 85,9 metros de altura, que parece o terceiro andar da Torre Eiffel. Ela foi finalizada em 1984 com o intuito de ser um símbolo republicano, em oposição à Bastilha de Fourvière. Ela tinha, na época na Exposição universal de Lyon em 1914, um restaurante e um elevador que podia levar 22 pessoas ao observatório que havia no topo. Hoje, é somente uma torre de transmissão de rádio e televisão francesa. Mas é tão marcante na paisagem Lyonnais quanto à Notre-Dame de Fourvière. 


Bem pertinho da Catedral de Fourvière fica outro ponto turístico super importante da Colina de Fourvière e de Lyon: o Teatro Galo-Romano. Ele começou a ser construído em 15 a.C e no século II sofreu reformas para aumentar sua capacidade para 10 mil pessoas. O teatro é na verdade um complexo de divertimento de 2 mil anos! Tem um teatro menor e outro maior onde no verão acontecem shows ao ar livre (Nuìts de Fourvière). O lugar é de arrepiar e imperdível para quem vem visitar a cidade. Do lado do teatro tem o Museu Gallo-Romano, outro ponto imperdível, que em outro post descrevo com mais detalhes.
Vista do Teatro Galo-Romano de Lyon.

Teatro Galo-Romano de Lyon.

Vista do Teatro dentro do Museu Galo-Romano.


Um comentário:

  1. Na foto da cidade que batemos perto da Fourvière da para ver nossa casa!! quer dizer... com uma superlente de aumento e um pouco de boa vontade...

    ResponderExcluir