quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Chambery

Chambery é uma cidade pequena, no caminho entre Grenoble e Annecy. Nós fomos para lá partindo de Grenoble e o caminho de trem é lindo... fomos bem de manhãzinha e ainda tinha muita neblina pelo caminho, tornando tudo ainda mais diferente do que uma carioca está acostumada.


A cidade fica situada no departamento de Savoie, que só foi anexado novamente à França em 1860. Essa região já fez parte da Itália e da Suiça. Eles ainda tem um senso bem forte de estado, quem nasce na região é Savoyard, apesar de não quererem a separação da França e pelo que eu saiba não tem um dialeto local.
A cidade possui certa de 50 mil habitantes e as primeiras casas foram instaladas na época Gallo-Românica (antes de cristo),mas foi no século XI que a vila se desenvolveu por causa da sua posição estratégica perto dos Alpes, entre França, Itália e Suíça. 
A cidade ainda tem algumas edificações bem antigas e a mais marcante é o Château des ducs de Savoie, um castelo datado por volta de 1200, mas que sofreu várias modificações com o tempo. Possui uma igreja dentro, mas infelizmente não conseguimos entrar porque estava em reforma.

Visão externa do Castelo.

Fachada da igreja do castelo.

Área interna do Castelo
Outra edificação que me surpeendeu foi a Catedral, pelo lado de fora ela é simples, mas do lado de dentro é pintada como se tivesse relevos por todo o teto. Além de ter um orgão lindíssimo!




A Fontaine des Elephants também é um ponto turístico bem visitado na cidade. A fonte foi instada em 1838 em homenagem ao General de Boigne, que foi um grande benfeitor para Chambery, sua cidade natal.


Uma dica muito boa na cidade é fazer a visita guiada que o 'Centro de Interpretação da arquitetura e do patrimônio' oferece. Sai, praticamente todos os dias, às 14:30 do Hotel de Cordon, onde o centro está instalado. A visita dura em torno de 2 horas e é bem interessante porque a guia conhece várias ruelas que um turista comum talvez não entrasse. Além disso, ele tem acesso à várias entradas de prédios antigos, permitindo assim, que vejamos o interior das edificações. Muito legal... recomendo muito. Custa 5 euros o passe e 3,50 euros para estudante. E fora que somente com a visita guiada é permitido entrar no Château des ducs de Savoie.







2 comentários: