segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Biennale d'Art Contemporain de Lyon



Aqui em Lyon está tendo a Biennal de Arte Contemporânea. O evento nasceu através de um projeto do Museu de Arte Contemporanea de Lyon em 1984, o evento era anual e chamava-se 'Octobre des arts'. Mas foi em 1989 que houve uma exposição que fez bastante sucesso e abriu portas para que Lyon acolhesse essa grande manifestação de arte.
A Bienal acontece em 4 lugares diferentes, mas toda edição tem um tema que amarra todos os lugares. Esse ano o tema é: Uma terrível beleza nasceu (Une terrible beauté est née).
Ontem fomos ver a exposição que está no MAC de Lyon (Musée d'Art Contemporain), eu gostei muito. Tem artistas de todo o mundo, inclusive do Brasil, como Cildo Meireles (RJ) e Lenora de Barros (SP). Uma coisa que achei muito boa, e que não temos o hábito no Brasil, é que sempre que tem esse tipo de evento tem um livrinho explicativo. Nós pegamos o livro da exposição e todos os artistas tinham uma explicação da obra. Quando a gente entende melhor uma coisa, somos capazes de gostar mais dela ou não gostar com mais certeza... e conseguimos criticar também. O livro pode ser pego em todos os lugares onde está tendo exposição.
Eu quero ir em todos os 4 lugares. A Bienal começou dia 15 de setembro e vai até dia 31 de dezembro, vou ter bastante tempo para ver tudo que eu quero.

http://www.biennaledelyon.com/

Artísta: Virginia Chihota - Origem: Zimbabwe - Obra: Fruto do ventre escuro.
Se trata de vários desenhos de bonecas, bonecas usadas em rituais de fertilidade. "Você pode fazer qualquer coisa com uma boneca" disse Chihota. 

Artista: Diego Bianchi - Origem: Argentina - Obra: A última realidade.
Ele trabalha com os objetos desfazendo a sua forma e funcionalidade, a sala onde estavam as obras dele, era um verdadeiro caos.





Artista: Cildo Meireles - Origem: Brasil - Obra: A bruxa
 Essa obra emprega 6.000 kilômetros de fio, que parece uma lâ. Fica por praticamente todo o 3 andar de exposição. A fonte desses fios é uma vassoura... que paradoxalmente, em vez de estar limpando, está produzindo o caos. A primeira vez que Cildo expôs essa obra foi em São Paulo em 1984, mas aqui em Lyon ele teve um desafio de expor junto com outros artistas na mesma sala. Muito legal! Uma das obras que eu mais gostei na exposição.

Artista: Marina de Caro - Origem: Argentina - Obra: Serie de desenhos
Eu achei uma graça as pinturas dela, adoro essa mistura de cores com o preto e o branco. Achei interessante, é algo que eu teria na minha casa.  As obras estão expostas na mesma sala do Cildo Meireles.



Artista: Alexander Schellow - Origem: Alemanha - Obra: Storyboard
Achei super legal a sala cheia de pequenos papéis desenhos e quando a gente chega perto conseguimos ver do que se trata... são várias pinturas pontilhadas de imagens do cotidiano. Ah! E ele as desenhou de memória. São todas imagens que ele viu dias antes, ou até mesmo, meses antes de sentar para desenhar.  



Eu adoro arte! Desde pequena vou à museus com meus pais e uma das épocas mais feliz da minha vida, foi quando eu fazia um curso de artes no Parque Lage, no Rio de janeiro. Acho que deve ser por isso que tenho essa relação passional com esse tema... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário