segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pedacinho de casa



Esse final de semana fui para Paris, fiquei de quinta à domingo. Essa viagem aflorou em mim várias emoções.
Fui encontrar com alguns amigos meus. Reencontrá-los foi como se tivesse um pedacinho de casa comigo, como se me lembrasse que eu tenho mais pessoas conhecidas do outro lado do oceano... pessoas muito queridas e que gostam muito de mim também. Quando eles partiram me senti abandonada... como se tivesse me perdido em uma cidade grande... como se eu fosse pequenininha... fiquei com um vazio e me senti muito sozinha...
Amigos é uma parte muito importante da vida... é minha identificação como pessoa, amigos e família definem quem eu sou. E como cheguei agora em uma cidade nova, às vezes parece que eu me perco um pouco... parece que eu perco um pouco da minha identidade.


Essa viagem, ao mesmo tempo, me fez perceber que já considero Lyon minha casa. Acho que o hotel ajudou bastante, pois ficamos em um hotel horrível (o mais barato que encontramos). Isso sempre faz você querer voltar para um lugar mais confortável - os meus 34 m2 de casa me parecem perfeitos agora e minha banheira com chuveirinho me parecem ótimos só por ficar dentro do apartamento...
Paris é uma cidade incrível, acho que não tem no mundo nada igual... nem Nova York. Paris tem tantas coisas para se fazer que acho que mesmo que morasse por 5 anos lá não veria tudo... mas me fez perceber também que a escolha de Lyon para morar não poderia ter sido melhor. Lyon você consegue dominar (por ser uma cidade menor) enquanto que em Paris, você é dominado por ela: muitas linhas de metro, muitos turistas, muito grande. Ok, nesses quatro dias eu só fiz passeios de turista em Paris,
não vivenciei o dia-a-dia de quem mora... mas essa foi a sensação que eu fiquei. E tenho que confessar que até me sinto culpada por não querer muito morar em Paris... não querer ter ficado lá...
Mas o fato é que apesar de estar em uma das cidades mais incríveis do mundo, fiquei feliz de voltar para casa, para minha casa em Lyon. (Com Paris somente a 2 horas de distância de trem).

Um comentário: