segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Festival Lumière


Os irmãos Lumière são considerados os inventores do cinema. Foram eles que tornaram público o cinematógrafo, apesar dessa máquina ter, na verdade, sido inventada por Léon Bouly, em 1892, que teria perdido a patente da máquina em 1895, quando os irmãos Lumière a registraram novamente. Os irmãos são considerados os pais do cinema, junto com Georges Méliès, considerado pai do cinema de ficção. E eles nasceram aqui, em Lyon.
Desde 2009 tem na primeira semana de Outubro um festival de cinema aqui em Lyon, onde filmes atuais, antigos, mudos, falados, colorido, preto e branco são passados em várias salas de cinema espalhadas pela cidade. Esse festival dá ao público a oportunidade de ver filmes clássicos (não só franceses) por um preço mais barato do que o preço normal dos cinemas. Além disso, tem algumas sessões especiais, como a entrega do prêmio do festival, que esse ano foi dado a Gérard Depardieu pelo conjunto da obra. Como eu estou super empenhada em vivenciar os eventos que a cidade pode nos oferecer, nós não ficamos de fora. Fomos em 3 sessões:
- Ciné-Concert: fomos ver 'Les quatre cavaliers de l'Apocalypse', um filme mudo de 1921, de Rex Ingram com Rudolf Valentino, muito interessante. Conta a história de uma família que passou pela Guerra e acabou ficando em lados opostos. O filme foi acompanhado pela Orquestra de Lyon ao vivo! Foi incrível!



- O Segundo filme que fomos ver foi 'Frankenstein Junior', de Mel Brooks. Um filme que conta a história do neto do Dr Frankenstein. Uma comédia... muito engraçado e leve.


- O terceiro e último foi a entrega do prêmio. Fomos ver Gérard Depardieu ao vivo e a cores... e à alguns bons metros de distância já que os lugares na frente ficavam reservados aos ilustres da França, mas completamente desconhecidos por nós... hehehe. Além disso, nos perdemos até chegar ao Anfiteatro onde seria o prêmio e acabamos ficando mais para o canto do salão. O filme apresentado nesse evento foi ' A Femme d'a côté'. Um filme francês com Gérard Depardieu e Fanny Ardant. Na minha opinião a atuação dela estava até melhor do que a dele...


Uma coisa boa aqui é que tem sempre algum evento acontecendo... um festival, biennal de artes, feira de carros... e isso é fantástico, faz a gente gostar mais e mais da cidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário