segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Feira em Lyon


Eu amo feira! As feiras geralmente tem muita cor, muitos cheiros e nelas você consegue ver e vivenciar um pouco da rotina das pessoas do lugar. Na feira você pode aprender a língua do lugar... porque não? Todo domingo eu aprendo um nome de um legume novo, sempre tento barganhar uma compra ou outra e às vezes, os feirantes até puxam papo comigo. O astral da feira é muito bom, lá não existe mau humor dos franceses... se não, eles não vendem. Comerciante não pode ser mal humorado... mesmo aqui na França.
Aqui em Lyon tem 2 feiras bem conhecidas, mas posso te garantir que não existem só essas duas... Uma é na Quai Sant Antoine, bem coladinha com o rio Saône e perto da Vieux Lyon. Essa acontece todos os domingos e é a que geralmente eu vou. A outra, a mais famosa, acontece na Croix Rousse, bem coladinha com a saída de metro do mesmo nome, todos os sábados. As duas são bem parecidas... tem várias barracas de queijos: queijo de cabra, queijo de vaca, cremoso, mais rígido, amarelo, mais branquinho... quantidade de queijos que não acaba mais. Nas feiras você encontra queijos que não encontra em supermercado, queijos artesanais com gostos únicos (aqui Brie e Camembert é igual a queijo prato e muzzarella aí no Brasil) que não se encontra em qualquer lugar. Além de todos os legumes, frutas, peixes e carne, nas feiras Lyonesas você também pode comprar o famoso 'franguinho da padaria' e se você pagar alguns euros à mais leva até uma porção de batatas assadas naquela gordurinha gostosa e tenebrosa para o coração que o franguinho solta.
Nós ainda não compramos o franguinho, apesar de eu amar, porque ele acaba saindo um pouquinho caro... 13 euros, mas está na minha lista. Comidinha de domingo perfeita: franguinho assado, batatas coradas e farofa. A feira, na minha opinião, é um programa turístico interessantíssimo.






Um comentário:

  1. Esqueceu de falar que a malandragem de feirante é a mesma: frutas boas na frente e ruins logo atras. E se der mole na conversa fiada da-lhe uva verde na sacola.

    Pelo menos eles são civilizados, nada de gritaria, no máximo um berro "Allez, allez..." em nivel moderado de tom de voz.

    ResponderExcluir