terça-feira, 11 de outubro de 2011

Titre de Sejour

Todas as pessoas não européias que querem vir morar aqui na França precisam do Título de Estadia, e hoje fomos dar entrada na papelada toda. Acordamos 6:30h da manhã, e chegamos na fila da 'Prefecture' às 7:30h... as portas só abriam às 9:00, mas quando chegamos já tinha gente na fila. Levamos toda a papelada que já tínhamos validado no MAEVA (um departamento de ajuda aos estudantes estrangeiros da universidade). O Departamento de Imigração é muito rigorosos com os documentos, você tem que levar todas as cópias e originais pedidos, caso contrário, te mandam retornar em outro dia. 
O João veio para cá através de um acordo entre faculdades e foi enviado para ele um documento de atestação de que ele estava vindo como um Pesquisador Cientista. Esse documento, na época que foi enviado, quase fez com que eu perdesse todos os cabelos, porque ele demorou para chegar e precisávamos dele para dar entrada no visto lá no Rio de janeiro. Ele demorou porque deve ter rodado meia Lyon antes de chegar lá no Rio, tem carimbo do Departamento de Imigração (Prefecture), da Universidade e do Consulado. Mas valeu a pena toda a espera e desgaste que tivemos em torno desse documento, foi esse documento que me permitiu ter um Titre de Sejour que me autoriza trabalhar. Fiquei bastante feliz e aliviada quando soube que poderia trabalhar, eu quero fazer algo útil do meu tempo aqui e sei que estudar francês tem sua data de validade... e como eu não consegui entrar em um Master esse ano como eu queria, trabalhar e ganhar experiência não é uma má idéia. Ter outra fonte de renda além da bolsa do João também seria ótimo, conseguiríamos ficar menos preocupados com a grana que gastamos todo o mês. O próximo empecilho agora é achar emprego... não conheço o mercado de trabalho aqui e não sei como eles vêem um estrangeiro procurando emprego. A permissão eu já tenho, agora conseguir o emprego é uma outra história...
Saímos hoje da Prefecture com um recibo do pedido do título, o engraçado disso tudo é que já fizemos algumas etapas do processo e o Título de Estadia final ainda não temos: primeiro foi lá no Rio quando achávamos que iríamos ganhar direto o visto de permanência aqui na França, mas em vez disso, ganhamos um visto que dizía que tínhamos que comparecer ao Departamento de Imigração aqui na França até 2 meses depois de nossa chegada. Depois foi hoje, quando achávamos que iríamos sair da Prefecture com o título e  saímos com um recibo do pedido do título... o Título mesmo só teremos no início de janeiro, depois que fizermos uma visita médica. A impressão é que nunca chega a hora de termos o Título e de não precisarmos correr mais atrás de nenhuma burocracia. Além disso, ser imigrante não é barato. Nós pagamos taxa no Rio e vamos pagar outra aqui em Lyon, bem salgada por assim dizer... não é á toa que eu fiquei feliz de ter permissão de trabalho. Depois de 1 mês aqui parece que as coisas estão se acertando... bem, tirando o fato de ainda não termos conseguido instalar o roteador que faz funcionar a internet, Tv e telefone, mas isso fica para um outro post.

Mais informações sobre o Título de Estadia - Prefecture du Rhône: www.rhone.gouv.fr

Um comentário:

  1. 7h30??? Chegamos lá 7h15 no máximo!! Pode parecer mesquinho murrinhar 15 minutinhos, mas vale a pena lembrar que estava sem sol, um frio do C*acete e uma fila cheio de asiáticos conversando em "XingLingnês". Foram duas longas horas aguardando a abertura dos portões!!

    ResponderExcluir