sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Salão de Automóveis em Lyon


No domingo passado fomos na Feira Internacional de Carros (http://www.salonautolyon.com/) que teve aqui em Lyon. Uma feira com as novidades do mundo automobilístico, que para ser bem sincera, não é a algo que curto muito, mas de qualquer forma foi interessante. Fiquei surpresa com a quantidade de carros elétricos em desenvolvimento... acho bom as pesquisas estarem caminhando para esse lado 'Carbono Free', mas ao mesmo tempo a eletricidade da forma que conhecemos hoje não é necessariamente uma energia limpa. Para se construir hidrelétricas muitas áreas são inundadas e, dependendo do caso, algumas pessoas são realocadas. Isso sem mencionar as termoelétricas, que para se resfriarem usam a água do mar e acabam mudando a temperatura e, consequentemente, o habitat de muitos animais marinhos.
Sempre achei que quando se falava de 'carro elétrico', se falava de eletricidade por energia solar... não sei da onde tirei essa idéia, mas a ação de colocar na tomada um carro para recarregar a bateria não me parece muito ecológico...
O carro elétrico que mais me chamou atenção na feira foi o Smart Electric Drive. Com a bateria cheia ele consegue rodar 140km, e acho que a bateria demora 8,5 horas para ser totalmente carregada. Esse carro é uma gracinha e eu fico chocada sempre que olho para ele, de tão pequeno que ele é. O João fez um Teste Drive no Smart Elétrico, o que também me deixou bem chocada, porque não sei como ele coube no carro... (meu marido tem 2 metros de altura). O carro é incrivelmente silencioso... Apesar dessa não ser a solução super ecológica que eu pensava, imaginar o futuro com carros silenciosos e que não emitem carbono até que não é tão ruim assim...


Nenhum comentário:

Postar um comentário