segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Responsabilidade social

Uma coisa que precisamos aprender com os europeus é o engajamento em atividades de responsabilidade social. Eu não sou daquelas pessoas que acham que tudo na Europa é melhor do que no Brasil, mas isso, sem dúvida, é algo que eles estão anos-luz da gente. As crianças são ensinadas desde pequena sobre sua parte no mundo, desde coisas básicas como não jogar lixo na rua como participar de ventos como o que eu vi nesse sábado: Pirâmide de sapatos, organizado pela Handicap International (www.handicap-international.org).
A Handicap é uma instituição internacional especializadas na área de deficiência, sem fins lucrativos e não governamental. A organização tem programas em 60 países e possui um network com 8 associações nacionais entre elas uma na França (www.handicap-international.fr). O site deles aqui na França é bem interessante, tem desde pura informação sobre os até, passando por trabalho voluntário até trabalho remunerado e estágios.
Nesse sábado, dia 24 de setembro, a instituição fez um Ato contra minas e bombas, que matam e deixam aleijadas milhares de pessoas, mesmo depois que a guerra acaba. Foram 31 Pyramides de chaussures em toda a França e 1 delas na praça Bellecour aqui em Lyon. Eu não resisti e tive que assinar a petição que era para as nações:
- promoverem o tratado nos países que não tivessem assinado;
- contribuir na assistência de vitimas e na despoluição de solos contaminados;
- parar com todos os investimentos no comércio e na produção desse tipo de armas (minas e bombas);
- se abster de suportar todas as iniciativas e textos que enfraqueçam esse tratado.



A Pirâmide de sapatos é um ato de protesto, mas também de solidariedade, pois depois os sapatos velhos da pirâmide serão reformados e doados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário