quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Brechó beneficente

Lendo o blog de uma pessoa que também mora em Lyon eu descobri um bréchot (Bric à Brac) bem legal aqui na cidade. Ele é de uma associação chamada Le Foyer Notre-Dame des Sans-Abri (www.fndsa.org). É uma instituição que acolhe pessoas sem-tento para ajudá-las e depois inseri-las novamente na sociedade.
Os brechós funcionam da seguinte forma: recebem doações de objetos e roupas que as pessoas não querem mais, eles limpam os objetos e depois revendem, revertendo o dinheiro para a instituição. São 6 bric á brac por toda Lyon (www.fndsa.org/informations/index.htm). Eu fui em dois, no da Guillotière e no Baraban. Os dois são bem grandinhos, tem desde brinquedos para crianças, roupas, sapatos, até aparelhos de jantar e copos de cristais. Tem que garimpar bastante, como todo brechó, não é fácil encontrar coisas boas, mas até que dá para achar coisas interessantes, principalmente na parte de utensílios para cozinha.
Tenho que confessar que a parte de roupa eu não consegui ver direito, eu sempre acho que roupa tem uma carga muito grande da pessoa que usou... e como eu não sei a procedência da pessoa sempre fico um pouco receosa... não sei, pode ser frescura...


Eu acabei comprando dois jarrinhos de metal e um candelabro pequeno para colocar a vela que ascendemos no nosso casamento. Nesses lugares a culpa por gastar dinheiro é menor... pelo menos estamos ajudando alguém à ter uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário