domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sky: esporte difícil e caro. Chamrousse, Grenoble.

Não pense que só porque achei o sky difícil e caro não gostei de ir esquiar. Eu adorei. Já estava há muito tempo querendo fazer essa viagem. Morando tão perto dos Alpes franceses eu não iria perder essa oportunidade. Confesso que foi uma viagem um pouco difícil de planejar, porque nós não tínhamos a mínima idéia de como fazer... Como alugar as roupas, como chegar até a estação de esqui... porque nunca tínhamos feito nada parecido. Por causa disso, fiz questão de colocar essa viagem no blog, para ajudar quem por acaso passe aqui e para que eu não me esqueça para as próximas vezes... rsrsrs.
Nós fomos para a estação de Chamrousse, onde tem uma escola de Sky reconhecida como uma boa escola para os esportistas de primeira viagem.

Resolvemos ficar hospedados em Grenoble (no mesmo hotel da outra vez) e ir e voltar todos os dias da estação, que fica à 50 minutos da cidade. Preferimos fazer isso porque não sabíamos como iria ser ficar na estação de esqui e se teria alguma coisa para fazermos à noite. Mas depois vimos que para quem vai esquiar mais de 1 dia é mais interessante ficar lá em cima na estação. Assim, não perde tempo de manhã para chegar e não precisa gastar dinheiro do ônibus para ir e voltar todos os dias.
Os ônibus saem todos os dias de Grenoble, na alta estação (dez até março). Quando planejar a viagem, veja bem os horários. Mas as passagens só podem ser reservadas com 24 horas de antecedência... ou seja, a ida e volta do dia seguinte só podem ser compradas no dia anterior. Elas custam 5,50 euros cada pé. Maiores detalhes podem ser vistos no site da empresa de ônibus que faz os trajetos para as estações de esqui, não só para Chamrousse como também para outras estações perto de Grenoble: www.transaltitude.fr.
E porquê esquiar é um esporte caro? Primeiro, você precisa alugar os equipamento (esqui, botas e bastões) que custam 19 euros pelo dia de aluguel. Ah! E não se esqueça que as lojas nas estações (tem várias) só alugam o equipamento, as roupas e acessórios você precisa comprar. É importante tem um casaco e calça impermeáveis, óculos de esqui e luvas apropriadas. O melhor lugar para comprar tudo isso aqui na França é uma loja chamada Decathlon (www.decathlon.fr). Ela tem todos os utensílios de inverno por um preço bem acessível. Compre a roupa antes de chegar à estação, porque tudo lá em cima é mais caro.
Segundo, você precisa pagar as aulas para aprender a esquiar. Não é um esporte intuitivo, ainda mais para quem nunca tinha visto neve, como eu! É um esporte que tem várias malícias e até pegar o jeito muitos tombos acontecem... hehehe... O princípio do esqui é escorregar no gelo... só que as vezes o escorregão é de verdade. E você precisa aprender a parar também... aí vão algumas horas de curso. Cada hora custa em torno de 30 euros. O ideal é ir com um grupo de amigos e fechar uma professora para o grupo. As aulas coletivas com muita gente acabam não sendo muito interessantes. Segue o contato da escola de esqui em Chamrousse: www.esf-chamrousse.com.fr/ski-school-chamrousse/. Na alta temporada pode ser que não ache vaga no dia e hora que queira, por isso é interessante reservar as aulas antes por telefone.
Terceiro motivo de ser um esporte caro é o passe para entrar nas pistas. Para você usar as pistas de esqui precisa comprar um passe diário. As pistas de iniciante custam 11 euros a diária e as outras pistas 22... O que acho bem carinho... Tem alguns pacotes que pode comprar que incluem algumas diárias e ida e volta no ônibus, com isso acaba saindo um pouco mais barato.
Ok, as roupas que compra ficam com você... e depois que aprender à esquiar não precisa pagar mais as aulas, mas de qualquer forma sai no mínimo 41 euros por dia para esquiar. Fora ônibus, comida e alojamento. Mesmo assim é um esporte muito praticado no inverno. Tem famílias que tem casas de inverno nas estações, em vez de casa de verão, como é o mais comum no Brasil.
Mesmo sendo um pouco caro super recomendo! É um esporte bem diferente, e bem divertido quando você pega o jeito. É igual andar de bicicleta... aquela sensação de liberdade que só a velocidade pode proporcionar...