sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Gentileza gera gentileza*


O fato é que morando na França eu estou passando a dar muito mais valor à gentileza. Quando eu morava no Brasil, eu sempre pensava que as pessoas seriam gentis comigo e acontecia de, às vezes, elas não serem. Aqui na França eu sempre acho que as pessoas serão grosseiras e acontece de, às vezes, elas serem gentis...rsrsrs. E achar alguém que me ajude sem reclamar é algo que está me deixando mais feliz do que me deixava no Brasil. Antes eu achava que uma pessoa ser gentil era como uma obrigação, porque afinal minha mãe sempre me disse para eu tratar os outros como eu gostaria de ser tratada. Mas o fato é que os franceses não foram educados assim, ou eles gostam de ser tratados com grosseria (das duas, uma - e eu até acho que é mais a segunda). Essa cultura do falar grosso foi passando de geração em geração, e isso não parece incomodá-los como incomoda à nós, estrangeiros. Simplesmente porque foi como eles foram criados.
O único ponto bom disso tudo é que eles podem brigar com você agora e 5 minutos depois estar de oferecendo um café. Eu até gosto dessa cultura 'sem rancor', eles falam o que estão pensando e pronto, já disseram está tudo bem, mas tenho que confessar que para a cultura brasileira isso é um pouco difícil de entender... Por exemplo, o francês pode dizer que a sua atitude foi burra, mas ele não está te chamando de burro... entende? Nem eu. Mas é como eles pensam...
Eu escrevi tudo isso por um fato que aconteceu hoje: tive que ir resolver um problema em uma repartição pública e como eu não sabia fazer a atendente telefonou para mim para o número que eu tinha que telefonar e ainda ficou do meu lado dizendo tudo o que tinha que dizer para a moça atrás do telefone para eu resolver o meu problema... Sabe quando isso aconteceu comigo aqui? Não consigo me lembrar. Até porque os franceses não são babás de ninguém, cada um se vira aqui... principalmente quando é estrangeiro. O que eu fiz? Agradeci e disse à ela: Vous êtes très gentil (Você é muito gentil.). O curioso disso é que sempre que eu falo isso para alguém (que tenha sido realmente), eu sinto um pouco de surpresa e felicidade no olhar da pessoa... Será que os franceses ainda não entenderam que 'Gentileza gera gentileza'?

 *Autor: Profeta Gentileza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário