quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Strasbourg - Estrasburgo

Strasbourg é uma cidade aqui na França, que fica na região da Alsácia, bem na fronteira com a Alemanha. A cidade já foi alemã algumas vezes durante a história, voltou a ser francesa depois da 1 Guerra Mundial e durante a 2 Guerra voltou à ser alemã... Enfim, por causa dessa confusão toda ela tem muita influência germânica. Tem casinhas com as madeiras aparecendo. E as comidas típicas...? Salsichões e chucrute.
A cidade também tem muita tradição em Natal... e foi por isso que resolvemos visitá-la nessa época, logo antes do natal (mas só estou conseguindo postar agora...). Esse ano tiveram 11 feirinhas natalinas espalhadas... (Eu já disse que eu adoro feirinha?) Nas feirinhas você encontra penduricalhos para a árvore de natal, biscoitos amanteigados: que é um dos símbolos da cidade, bebidas: vinho, suco de laranja com mel, suco de maça... tudo quente, para esquentar a corpo do frio enquanto caminha para olhar a cidade. Encontra até chucrute com knack (uma salsicha tradicional da região) e Fondue suíço, muito bom! Segue abaixo algumas fotos da feira.

Feira em frente à Catedral de Strasbourg.
Barraquinha de miniaturas para presépio de natal, Estrasburgo.
Barraquinha de cacarecos de natal.
Barraquinha de bebidas quentes. Feira de natal Estrasburgo.
Barraquinha de comida.

Nessas feirinhas e quando forem visitar a cidade, tem algumas coisas que não podem deixar de provar. Um deles são os biscoitos amanteigados, que são super tradicionais. Nós compramos na 'Maison Alsacienne de Biscuiterie'. Deliciosos! Mas bem carinhos... Não deixe de provar a 'étoile de cannelle' e os 'pain d'epice', os dois biscoitos com imagens abaixo para não se enganarem!

Étoile de canelle. Divino!
Pain d'épice. Tradicionalmente natalino.

Outra coisa bem tradicional no Natal (e acho que fora da época de Natal também) é um bolo chamado Kouglof, que parece um panetone... Nós compramos um e ele fez parte da nossa ceia de Natal, junto com a torta de morango e as rabanadas. Bem gostosinho... e ainda melhor com sorvete!

O Kouglof é o bolo mais acima da foto. Com biscoitinhos d'épice decorando.
Falar desse bolo me lembra outra coisa bem tradicional da Alsácia: as cerâmicas. Tem cerâmica para ser vendida em todos os lugares... e muitas tem uma cegonha desenhada, que é o símbolo de Strasbourg. Eu não consegui resistir e comprei uma forma em cerâmica para fazer Kouglof, mais tradicional impossível! Se eu vou conseguir fazer um bom bolo eu não sei... mas que a minha cozinha vai ficar mais bonita com ela, isso eu tenho certeza!

Minha forma de bolo de cerâmica. Lindinha demais!

Cerâmica Asaceana.

Com relação à arquitetura da cidade o ponto alto é a Catedral. É lindíssima, com estilo gótico. A construção da mesma foi termina em 1439 (Isso mesmo, antes da chegada dos europeus no Brasil), e foi a edificação mais alta do mundo entre 1625 e 1874. É possível subir na torre para olhar a cidade... nós não subimos, mas acho que deve valer à pena.

Catedral de Strasbourg.

Parte de trás da Catedral de Estrasburgo.

Dentro da Catedral tem um relógio enorme que, por volta de 12:30, toca e os bonequinhos se movimentam: os apóstolos passam e cumprimentam Jesus, o galo canta, a representação da morte bate no sino quando um senhor velho passa em sua frente. É bem legal de ver. Mas esteja lá desde 12:00 para pegar um bom lugar.

Relógio Catedral de Strasbourg.
A Catedral possui também um órgão lindíssimo.

Órgão Catedral de Estrasburgo.

As construções características da região é essa nas fotos abaixo, com a madeira ainda aparecendo, bem no estilo alemão. O bairro 'petit france' é onde você pode encontrar a maior parte dessas construções. São bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil.


Casas típicas da região da Alsacea.

Casa estilo Alemã. Região da Alsacea, França.

Casinhas à beira do Rio Reno, Estrasburgo.

Um museu bem legal para conhecer um pouco mais da cultura e história alsaciana é o 'Musée Alsacien'. Eu adoro saber a história do lugar, a cultura, os antigos costumes... e se isso te interessa, esse é um bom lugar para visitar.

Antiga cozinha Alsaceana.

As mulheres davam a luz em cadeiras como essa, com a ajuda de uma parteira, é claro!

Antigo aquecedor de açõ tralhado. Servia também para secar as roupas.

E uma boa surpresa que encontramos na cidade foi, sem dúvida, uma loja que vendia várias cervejas diferentes. Sabe aquelas cervejas que são super caras no Brasil? Aqui, elas vem, em sua maioria, de um país que fica bem aqui pertinho, a Bélgica. E por isso, as cervejas custam em torno de 2 euros... enquanto no Brasil custam 15 reais a garrafinha. O mais surpreendente disso tudo é, que nessa loja, conseguimos encontrar uma cerveja que estávamos querendo beber à anos, mas que custava 160 reais no Brasil, nessa loja compramos ela por 18 euros. Ela é belga, mas tem o nome em português: Deus. É para beber igual à champanhe, bem gelada! Nós abrimos no Natal, bem gostosa. Vale os 18 euros pagos... mas 160 reais já seriam demais. Vale à pena dar uma olhada nessa loja... quem gosta de cerveja vai se divertir.

Le Village de la Bière. 22, Rue des Frères. Strasbourg.

Vitrine da loja de cervejas em Strasbourg. Cerveja 'L'Alsacienne', bem safadinha, né?

No dia do nascimento de Jesus, passamos a noite com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário