terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Visto chegou... mas será que a burocracia vai embora?

Depois de burocracias mil... visto para sair do Brasil... visto de entrada na França, finalmente conseguimos o nosso Título de Estadia. Eu quase não acreditei quando peguei esse pequeno pedaço de plástico na mão... depois de 2 horas na fila para ser atendida... E depois de mais de 3 meses de espera.... estou autorizada a morar na França. Eu também posso trabalhar, graças ao João que veio para cá como cientista, mas daí conseguir emprego em um país que a taxa de desemprego só sobe (4 milhões de pessoas em novembro de 2011) já é mais difícil. As vezes me pergunto aonde foram parar os tempos gloriosos da Europa... e porque eu tinha que vir para cá justamente nos tempos de crise... rsrsrs. Mas voltando ao assunto Visto, para consegui-lo nós tivemos que passar por um exame médico em novembro. Nós demos entrada nos papéis e depois de quase 2 meses fomos chamados para o exame pelo próprio OFII (Office Français de l'Immigration et de l'Intégration). Eu com meus pensamentos positivos, já achava que iria parar em uma clinica bizarra, tipo INSS. Mas não... até que a clinica era bem ajeitadinha e não ficamos horas para sermos atendidos. A não ser por um pequeno incidente (a médica esqueceu o João na sala de exames...rsrsrs), foi tudo muito tranquilo.
Depois disso foi esperar até o ´Titre de Sejour' ficar pronto. Para retirá-lo você deve pagar não só pela fabricação da carteira (19 euros) como também pelo direito de ter o visto... uma bagatela de 340 euros... Sim, é isso mesmo, pobre não pode vir morar fora... porque nem com a bolsa que o João está ganhando conseguiríamos pagar por esse visto. Fora o dinheiro que deixamos no Brasil, pelo visto que nos permitia dar entrada no visto aqui na França... Ufa! Só de contar a história eu já fico cansada de lembrar do dinheiro, da papelada, da espera...
Ah! E esse visto dura 1 ano a partir da data de entrada no país, que no nosso caso foi em setembro. Ou seja, no próximo setembro nosso Título expira e temos que dar entrada nos documentos de novo com pelo menos 2 meses de antecedência... isso quer dizer: Julho... Daqui a exatos 6 meses...

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem??
    Eu estou com uma dúvida sobre a ida para Lyon. Você pode me ajudar?
    No caso, seu esposo foi como pesquisador bolsista e você conseguiu acompanhá-lo mesmo sem ter se inscrito em algum curso e ficará por 1 ano com esse visto?
    Abraço e uma ótima estadia para vocês dois!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esmeralda, isso, como sou casada com ele posso acompanhar o meu marido. Nós damos entrada junto no visto, ele tem o documento que prova o ganho da bolsa e da convenção entre faculdades e como nós somos casados eu tenho o direito ao visto também. Se quiser me envia seu e-mail que posso tirar outra dúvida que tenha. Abs.

      Excluir
  2. Anna, muito obrigada por responder.Era exatamente isso que queríamos saber. Adoraria trocar e-mail também, o meu é irish.myrna@gmail.com

    Abraço

    ResponderExcluir