segunda-feira, 19 de março de 2012

Le Tableau (O quadro) - o filme

 
Há duas semanas vimos um filme que gostei bastante. Um filme que fazia parte de um evento de filmes de animação que teve aqui na cidade (www.oncartoondanslegrandlyon.fr). No evento tinha vários filmes de animação europeus, mas acabamos indo ver só esse porque não conseguimos nos organizar para ver os outros.
O filme 'Le tableau' (O quadro) de Jean-François Laguionie é simplesmente lindo. Não só com relação ao desenho que realmente parece um quadro, uma aquarela, como também com relação à história que é de uma sensibilidade tremenda. A história se passa dentro de um quadro e mostra a segregação que os personagens inacabados sofrem perante os personagens acabados que vivem em um castelo.  Por causa disso, alguns personagens decidem ir à procura do pintor do quadro para acabar os personagens inacabados e aí se desenrola toda a história. Eles não acham o pintor, mas eles acabam percebendo que eles mesmos poderiam se pintar, e melhor ainda, que eles podiam se pintar do jeito que eles tivessem vontade. Ou seja, que eles poderiam ser quem eles quisessem ser.
O filme tem várias sutilezas como, por exemplo, quando no final a personagem principal finalmente acha o pintor e pergunta para ele: Se você me pintou... quem pintou você? Fazendo uma alusão ao que todos nós gostaríamos de saber (ou quase todos): dá onde viemos... Se tiver curiosidade pode ver a chamada do filme no site do mesmo: www.letableau-lefilm.fr.
O Jean-François Languionie tem outros filmes de curta e longa metragem em animação. Eu vi um curta na internet que eu adorei também, se chama 'La traversée de l'Atlantique à la rame' (A travessia do atlântico à remo). Lindo, lindo, lindo... fala sobre a vida à dois de um casal que ficou 17 anos no mar para atravessar o atlântico, a meu ver ele faz um paralelo com a vida de casado. Você pode ver esse curta nesse link. Só que é em francês...
Quis escrever sobre o filme e o autor porque fiquei pensando quantos filmes bons não vemos... Quantos não chegam às bilheterias dando espaço para os filmes vazios e superficiais que possuem mais dinheiro para serem promovidos. Le tableau, por exemplo, não está previsto dublagem, só legenda para algumas poucas línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário