quinta-feira, 15 de março de 2012

Bruxelas - Brussels


Estou há algum tempo enrolando para escrever esse post. Apesar de adorar dar dicas de viagem e ter os registros de todas elas aqui no blog, escrever sobre viagens pode ser um pouco maçante, por ter que reunir todas as informações para não passar nada errado. Mas o post pronto é tão gratificante que vale à pena! rsrsrs.
Bruxelas é uma cidade encantadora, a cidade onde vi uma das praças mais bonitas. Com prédios super trabalhados, realmente lindíssimo.

Praça de Bruxelas, com o Museu de Bruxelas à direita.

Hôtel de Ville - Prefeitura de Bruxelas

Praça de Bruxelas à noite.

Hôtel de Ville - Prefeitura de Bruxellas.

Quando falamos de Bruxelas é impossível não falar de: cerveja, chocolate, história em quadrinhos, Manneken e Atômium. Explico.
A Bélgica é um país conhecido pela fabricação de cerveja. Existem mais de 1500 cervejas produzidas na Belgica, dentre elas as mais conhecidas: Duvel (diabo em flamengo), Leffe, Stella Artois, Hoegaarden (minha queridinha). São tantas opções de gosto, cores, aromas... que para quem gosta de cerveja é um paraíso. Por isso, em cada refeição era uma diferente, para podermos provar a maior quantidade possível. Lá, provamos a Orval... super recomendo também. O engraçado é que todas as cervejas são servidas no seu devido copo que, teoricamente, ressalta o sabor, a cor e a espuma da mesma. E tem várias lojas de cerveja espalhadas pela cidade como essa abaixo, onde compramos nossos copos (não podíamos perder a oportunidade).



Existem vários bares onde fabricam as próprias cervejas, como o bar da Delirium, que agora tem no Rio também. Nós fomos em um super tradicional chamado Mort Subite (Morte Subita) que existe desde por volta de 1910. O bar tem um ambiente super antigo e vive cheio. Recomendo para sentir o clima dos bares com tradição de cerveja própria (alamortsubite.com/).

Mort Subite - Bar com fabricação de cerveja própria.

Interior do bar Mort Subite, tradicional em Bruxelas.

Teve outro bar conhecido que tentamos ir, mas fecha aos domingos: Le Bier Circus. Dizem que é bem legal e a variedade de cervejas é inacreditável! www.bier-circus.be/fr/nos-bieres/ Fica para a próxima... rsrsrs.
A segunda coisa que não pode deixar de provar quando for à Bélgica são os chocolates. Não são baratinhos, mas compre um pouquinho em cada loja que isso não vai te fazer falir. Tem Godiva (o melhor para mim), Leonidas e várias outras marcas artesanais que são as melhores de todas. Não hesite! Experimente.



História em quadrinhos é outra paixão dos Belgas. Timtim é uma invenção belga da qual eles tem muito orgulho. Se você pensa que só crianças lêem histórias em quadrinhos estão muito enganados. Assim como os franceses, os belgas tem muito hábito de ler histórias em quadrinhos, é como se fosse um livro normal. Se você se interessa pelo tema vale muito à pena ir ao Museu de Histórias em Quadrinhos em Bruxelas. Nos divertimos bastante.

Interior do Museu de Histórias em Quadrinhos na Bélgica.

Interior do Museu de Histórias em Quadrinhos na Bélgica



Uma atração que não pode perder por nada é o Manneken Pis. Uma estátua de 30 cm de altura super famosa aqui em Bruxelas, na verdade, ele é o símbolo da cidade. É um menino fazendo xixi em uma fonte. (Ah! E é também o símbolo do Clube Botafogo no Rio). Confesso que fiquei decepcionada com o tamanho da estátua, mas ele até que é simpático. Para terem uma idéia de como o Manneken é um ícone da cidade ele é vestido sempre que tem uma comemoração especial. Quando nós fomos ele estava vestido de campeão de esporte paraolímpico, com direito à cadeira de rodas e tudo... heheheh. Tem eventos que ele mija cerveja e outros que mija vinho! No museu de Bruxelas você consegue ver as várias roupas do Manneken, fofo demais! Ele já foi bombeiro, policial e já até se vestiu de capoeira! Esse museu eu recomendo também porque conta um pouco a história da cidade e tem vários mapas antigos super interessantes. O museu fica bem na praça principal, é um dos prédios lindíssimos que fazem parte da praça.

Manneken Pis vestido em comemoração aos Jogos Paraolímpicos da Bélgica. Fofo demais!


Manneken Pis peladinho na neve.














 


Manneken sem roupa.

Olha que fofo essa imagem que achei na internet. Manneken de Obelix!
 
Outra atração que eu acho que não deve perder é o Atomium. Uma estrutura gigantes de 103 metros de altura construída para a Expo 58 que iria ser desfeita ao término da feira mas está lá até hoje. Super fácil de chegar de metrô é sem dúvida um dos lugares que mais gostei em Bruxelas. O museu que está lá dentro hoje nem é tão interessante, mas só de ver a vista e andar por dentro dos canos que ligam as bolas já vale a entrada.

Atomium tampando o sol.

Dentro do Atomium em Bruxelas, Bélgica.

Atomium, Brussels.

Pegando o Atomium!

Outro lugar que me surpreendeu foi o Parlamento da União Européia. Para quem não sabe Bruxelas é a cidade sede do Parlamento Europeu. Eles tem um museu dentro que é impressionante, com fotos históricas e a explicação para cada foto. É simplesmente uma aula de história completa. Ficamos 4 horas dentro do museu e não conseguimos ver tudo, super recomendo.

Dentro do Museu do Parlamento Europeu.

A neve quando saímos do museu!

Nessa viagem também fomos para Bruges, uma cidade lindinha que fica perto de Bruxelas, vou escrever em um próximo post, se não esse aqui vai ficar gigante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário