sábado, 24 de novembro de 2012

Clichê: ninguém escapa dele

Se o mundo fosse assim tão simples quanto os clichês a vida seria muito menos complicada... É claro que eu não gosto que a cultura brasileira seja resumida somente à samba, caipirinha e futebol, mas será que alguns clichês não são mesmo verdade? Eu, por exemplo, adoro carnaval e samba, caipirinha é um dos meus drinks favoritos, e sim, eu gosto de futebol e tenho blusas do meu time. Mas, e quando os clichês são pejorativos, o quê fazer com eles? 

Uma coisa que me alivia é que todas as culturas tem os seus clichês, sendo eles verdade ou não, bons ou ruins, e a cultura francesa também não está fora dessa. Os franceses não tomam banho, os franceses não trabalham (menos do que o resto do mundo, isso é verdade!), os vinhos franceses são os melhores do mundo (alguém já parou para contestar isso? E os vinhos italianos, chilenos, argentinos?). Enfim... aí vai uma música e um filmezinho bem divertido sobre os clichês franceses... alguns são verdade outros nem tanto...

Em inglês:

Em Francês:


A música de Pink Martini: Je ne veux pas travailler. E para quem quer conhecer a letra: http://www.lyricstime.com/pink-martini-je-ne-veux-pas-travailler-lyrics.html



Mas se quer conhecer um pouco da origem dos nossos clichês não deixe de assistir esse documentário, simplesmente fantástico! Olhar Estrangeiro, dirigido por Lucia Murat.



12 comentários:

  1. Muito legal!! kkkkkk! Adorei...ahh eu adoro essa música...Je ne veux pas travailler!! Hihi!

    Beijuuus!

    ResponderExcluir
  2. Anna,
    eu não ligo pra carnaval, mas adoro caipirinha! rs
    Estou lendo o seu blog e gostando muito. Eu e o marido queremos passar março de 2013 em Lyon, e estamos achando difícil encontrar um apartamentinho para alugar! Dei uma olhada nos sites de residências estudantis que você colocou em outro post, mas não resolveu meu problema. Será que você pode indicar um site/imobiliária que alugue apês para turistas (isto é, sem as burocracias loucas que eles exigem dos estudantes)?
    Beijos e obrigada!
    Lud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud,

      Meus pais costumam usar o http://www.homelidays.com/.

      Da outra vez que eles vieram eles ficaram nesse apartamento aqui:
      http://www.homelidays.pt/lyon/apartamento-405742pt1.htm

      Dá uma olhada, só não sei se vale a pena para vcs que são só dois...

      Beijinhos.

      Excluir
    2. Brigada, Anna! Ótima dica.

      Excluir
  3. Oi, Anna! Vi esse vídeo dos clichês franceses na Aliança lá do Recife, é muito fofinho mesmo ^^ E curti esse teu post porque me lembrou de ver o documentário de Lúcia Murat, que eu tinha procurado anos atrás e depois acabei me esquecendo... Achei o filme interessante, especialmente porque tenho pensado bastante nessa questão da visão que os outros têm de nós (natural quando você tá fora, né), mas não concordo muito com o posicionamento que ela toma. Acho interessante, nesse sentido, essa reflexão: http://www.revistacinetica.com.br/olharestrangeiro.htm. Você viu esse vídeo? http://www.hypeness.com.br/2012/11/estudantes-perguntam-para-canadenses-o-que-voce-sabe-sobre-o-brasil/ Um monte de gente tava compartilhando no Facebook, revoltados. Realmente é surreal a ignorância e fico até sem entender como a pessoa não tem vergonha de falar, diante de uma câmera, coisas do nível "A capital do Brasil é a Argentina". Não tenho paciência com quem chega me pedindo pra sambar ou coisas do tipo, mas entendo certo nível de ignorância. Acho que também é meio pretensioso, pra não dizer hipócrita, esperarmos que saibam tudo sobre nós, se tem tanta coisa que não sabemos sobre outros povos, né? Acho que o importante, no fim das contas, é cada um fazer um exercício pra conhecer mais os outros, estejam perto ou longe, na mídia ou não - digo exercício porque, por mais "esclarecido" que você seja, por maior que seja sua curiosidade por outras culturas, criar inconscientemente uma visão superficial sobre o outro é quase inevitável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo inteiramente com vc! Já tinha visto esse vídeo dos canadenses sim, existem pessoas que não sabem nada, mas fiquei chocada com o cara que parece que tem descendencia indiana... ele sabe muito sobre o Brasil! Fiquei feliz de ver que pelo uma pessoa sabe sobre o país... rsrsrs. Eu acho que cabe um pouco à nós brasilieros desmitificar algumas coisas... Outro dia ouvi que tinha muito travesti brasileiro aqui na Europa... pois bem... eu disse que todos estão aqui porque era aqui que os clientes estavam... rsrsrsrsrs. O país é enorme, é claro que tem muito de muita coisa... ora bolas... Enfim...

      Excluir
  4. Oi Anna!
    Eu estava conversando com um amigo esses dias sobre isso. Meu professor de frances as vezes solta um comentário meio preconceituoso sobre o Brasil, isso começou a me incomodar.Mas esse tipo de coisa pode ser resolvido com uma conversa bacana, entre sorrisos. ( nos brasileiros somos especialmente bons nisso!)
    Convivendo com ele, eu percebi o quanto eu tambem posso parecer estranha À ele. Nunca tinha pensado nisso...
    Sobre os cliches franceses, eu adoraria ter o som do acordeão em todos os lugares que eu estiver! Hahahahahaha!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, pois é... também acho que cabe à nós, brasileiros, mudar um pouco isso, sim... Nós temos que ser abertos para as diferenças, apesar de outras culturas não serem... É isso que diferencia a gente, é isso que faz com que os brasileiros sejam tão queridos no mundo... Beijinhos.

      Excluir
  5. Oi Anna!!! Tudo bem?
    Estava procurando brasileiros em Lyon e encontrei seu blog!!
    Estou em Lyon de férias (meu namorado mudou-se para cá) e para ver algumas coisas da minha vinda daqui a alguns meses.
    Tenho tantas perguntas pra fazer a você, desde as aulas de francês até como tem sido a "vida francesa". rs.
    Cheguei mês passado mas não fiz muito, já que meu namorado trabalha o dia inteiro e o meu francês está em formação, além da timidez que atrapalha.
    Como foi a sua chegada? Teve dificuldades de arrumar algo pra fazer? Ou sempre teve cia?

    Vi algumas de suas dicas e vou seguir!!! ;)
    Qualquer coisa meu fb é Ana Loulou.

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Que bom que gostou do blog e ele está podendo te ajudar... Pena que não estou podendo escrever mais... rsrsrsr. Me manda o seu e-mail, podemos falar por e-mail ou marcar um café mais para o final de janeiro, se ainda estiver aqui em Lyon. ;) Beijinhos.

      Excluir
    2. Pq não está podendo escrever mais???rsrs
      Meu email é nalu.araujo@gmail.com.
      Fico até dia 23...espero que dê pra gente se vê, nem que seja para uma prosa!!
      Mas talvez você ainda esteja aqui quando voltar...que deve ser em Maio provavelmente.
      bjss

      Excluir