domingo, 3 de junho de 2012

Creperias em Paris

Essa minha visita à Paris me rendeu também duas boas dicas de creperia na cidade da Torre Eiffel. Foi praticamente a temática da minha visita à cidade... conhecer creperias.
O surgimento do crepe tem tantas versões que não se saber qual é a verdadeira. Alguns dizem que surgiu com os romanos outras com os celtas. E várias falam que surgiu de um mingau que por acaso caiu no forno quente e virou essa massa gostosa e fácil de fazer. A única coisa que posso afirmar é que essa deliciosa comida virou uma marca francesa, e por isso, você precisa provar um se vier para esses lados. A massa salgada é chamada de galette (feita com farinha de sarraceno) e a doce é chamada de crêpe (feita com farinha de trigo). As duas massas são bem particulares, prove as duas para sentir a diferença. Agora vamos às dicas das creperias.

A primeira creperia se chama 'La Droguerie', um estabelecimento super pequeno e simpático no bairro do Marais. O marcante desse crepe é a massa, simplesmente espetacular. Super saborosa e fresca. O atendimento também é um ponto forte,  um Algeriano (porque atendimento simpático não poderia ser francês) que mora à 18 anos em Paris toma conta do lugar. Fiquei 1 hora conversando com ele, ele tinha até uma bandeira do Corintias que uma paulistana tinha dado para ele, me mostrou todo feliz... E quando disse que era carioca e que torcia pelo Fluminese, não é que ele conhecia o meu time também! Bem que ele falou que gostava de futebol... rsrsrs. O crepe custa em torno de 5,50 euros e vale por uma refeição, vale a pena a visita se estiverem pela área. Endereço: 46, rue des rosiers. Marais. Paris.

Vista de fora da creperia 'La Droguerie'.

Melhores amigos... rsrsrs.

A outra creperia é a 'Breizh Café - La crêpe autrement'. Essa creperia tem origem na Bretanha (região francesa). Breizh significa Bretanha na língua bretão. É uma região com língua própria e idéias separatistas (não sei se até hoje). A Bretanha foi povoada pelos celtas e dizem que é por isso que são tão conhecidos pelos seus crepes. Dizem que os celtas trouxeram esse costume para a região que depois foi disseminado por toda a França. A creperia é bem simpática e pelo que vi vive lotada. O cardápio tem várias receitas bem tradicionais da Bretanha e a massa da Galette (crepe salgado) é bem carregada na farinha de sarraceno. Gostei bastante. Comi acompanhada de cidra, a bebida que tradicionalmente acompanha os crepes. Endereço: 109, rue vieille du temple. Paris.

Crepe com ovo e presunto bretão acompanhado de Cidra.

O lado de fora da Creperia.

Adoro crepes, da próxima vez que for à Paris ainda tenho mais duas dicas de creperia para experimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário