quarta-feira, 17 de abril de 2013

E foi assim que percebi


E foi assim... em um piscar de olhos o avião estava pousando novamente no Rio de Janeiro. Durante todo o voo tive uma estranha sensação que esse 1 ano e meio de vida em Lyon não tinha existido... que foi tudo um sonho. Fiquei triste, porque não queria que esse tempo se apagasse, saudades sim, mas esquecer eu não poderia permitir. Era uma sensação como se todas as lembranças do que vivi estivesse ficando mais turva, mais distante, que elas estivessem escapando dos meus dedos. Comecei a fazer força para lembrar de detalhes, das viagens, das pessoas, dos cheiros e de como era estar lá. Mas o fato é que eu não estava mais em Lyon... era a realidade se tornando lembrança ali na minha frente...

Você pode pensar que se eu tive essa sensação é porque eu não aproveitei o bastante, mas está enganado. Comi todos os macarrons que queria comer (ou quase, porque todos seria humanamente impossível), falei francês sem medo de errar, gastamos todo o nosso dinheiro em viagens (todo!), fiz mais amigos do que poderia imaginar, sonhei todos os dias com as realizações futuras, revi minha vida por completo, comecei minha vida à dois sem a influência da família (esse tema merece um post só para ele), curti o frio e o calor, usei a bicicleta como meio de transporte, fiz um mestrado e até um mini estágio consegui. E o mais importante: fui muito feliz nessa grande pequena cidade que se chama Lyon.

Já aqui no Rio, depois de 2 semanas percebi que nada do que vivi se apagou, nada. É que tudo foi tão intenso, foi tão vivido, foi tão sofrido também que as lembranças estão entranhadas em mim. Na forma como vejo minha vida a dois, no machismo que percebo enraizado na sociedade brasileira, na tristeza que fico quando percebo que o mais importante na nossa sociedade emergente é de ter e não de ser! Sim, a fase de readaptação existe, mas por mais que tente voltar a vida que tinha antes de viajar isso não seria possível, porque percebi que o doce não precisa ser tão doce para ser bom, que podemos andar mais à pé do que de carro, que não precisamos chamar pessoas que não conhecemos de ‘querida’, que podemos escolher a banana em vez do bolo industrializado não porque ela é mais barata, mas porque ela é mais saudável...

4 comentários:

  1. Seja bem-vinda novamente!:) Tudo de bom para vocês! bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hoje suas palavras se tornaram tão minhas! Também estou de volta! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Anna!

    Achei seu blog buscando informações sobre viver em Lyon, achei sua história bem bacana! Estou indo para lá em Agosto, gostaria de perguntar aquelas coisinhas básicas de quem nunca morou fora do país e está morrendo de medo, hehe. Se puder, me manda um email! É: cominclarissa@gmail.com

    Boa sorte, um abraço! ;)

    ResponderExcluir