quinta-feira, 6 de setembro de 2012

As 4 estações do ano

Nós chegamos aqui na França em setembro do ano passado, estamos completando 1 ano de fromage, croissants, bidê e abajur... Ainda lá no Brasil quando eu disse à um francês que estava vindo ele me disse: Agora as coisas só pioram, os dias ficam mais curtos e frios. Achei um pouco exagerado da parte dele, mas apesar do inverno não ter sido de todo mal, é realmente incrível a diferença entre as estações do ano aqui na Europa. Eu sei que parece meio óbvio dizer isso, mas só quem já viveu pelo menos duas dessas estações pode entender do que eu estou falando. A gente sente dia após dia a mudança, dias mais frios e mais curtos, dias mais quentes e mais longos. Não é igual ao Rio de Janeiro que só tem duas estações e de repente você se dá conta que está esfriando...Não... aqui essa mudança é realmente vivida. E a mudança está longe de ser só da temperatura, ela é muito mais que isso. A mudança é sentida no comportamento das pessoas, no visual, no cheiro, no paladar, no som...
Quando chegamos ano passado já era outono, mas ainda se conseguia beber cerveja na calçada dos bares. Me lembro de termos tirado uma foto tomando a minha cerveja favorita (Hoengarden) em um bar perto do Rhône, bem pertinho aqui de casa. O inicio do outono é calor o suficiente para usar shorts e meus óculos escuros estavam sempre comigo. O ventilador dentro de casa era ligado com frequência. Era o clima de começo de ano, as pessoas ainda estavam com o clima feliz de recém-chegados de férias. No outono as feiras ficam bem coloridas com frutas e algumas flores. Durante esse período come-se muita uva (verdes, roxas, com e sem caroço) todas deliciosas. Mas esse tempo bom logo vira dias em que precisa colocar um casaco. Passei a fechar as janelas aqui de casa, não tinha necessidade de abri-las, pois a casa continuava fresca mesmo toda fechada. É nessa estação que o ventilador é guardado. Com as janelas fechadas a vida fica mais silenciosa e fica cada vez mais difícil acordar porque ainda é noite às 7:30 da manhã. O inverno chega.
No inverno, como a luz do sol não é tão brilhante, as cores são menos vivas. As paisagens, tanto da cidade quanto da natureza, ficam em tons claros ou cinzas e quando neva a predominância do branco é inevitável. Tudo fica muito mais silencioso, as pessoas ficam mais caladas e os pássaros não cantam. Como as janelas ficam sempre fechadas não se ouve os vizinhos, é praticamente como se eles não existissem, a não ser pela visão de alguns vultos nas janelas em frente à sua (esse é, sem dúvida, um ponto positivo). O ar gelado faz com que você perca um pouco o sentido do olfato e por isso, é mais difícil sentir o cheiro das frutas quando vai à feira. Por outro lado os cheiros quentes, como o do chocolate ou vinho quente com canela ficam mais apurados e agradáveis de serem sentidos. Parece triste, mas eu até gosto do silêncio do inverno. E quando você está bem protegida do frio chega a ser aconchegante andar pelas ruas.
Depois do inverno chega a primavera e esse ano eu entendi porque ela é uma estação tão querida. Não é só por causa do nascimento das flores, mas também porque ela representa a melhora do tempo e o fim de um ciclo. O final do ano aqui para eles é o meio do ano para nós. Na primavera o ano letivo está acabando para entrar nas férias de verão e depois, em setembro, recomeçar tudo de novo. É na primavera que sentimos os dias ficarem maiores. É quando os cheiros das frutas e das flores começam a aparecer novamente. Na feira as cores ficam mais vivas com a época dos aspargos, morangos, cerejas, ananás... Os queijos fedem mais porque o calor permite que os fungos se ploriferem melhor. A primavera é quando você pode guardar os casacos pesados e tirar dos armários os shorts e bermudas. Uma sensação de fim de ciclo e esperança toma conta de todos. Os vizinhos (que já tínhamos até nos esquecido deles) começam a soar em nossos ouvidos de novo. Consigo ouvir o bebe chorar e os meu visinhos fazerem festa no último andar. As pessoas ficam mais abertas e as cantadas nas ruas mais frequentes. E como cantam os pássaros! Eles anunciam dias maiores e mais quentes.
Depois vem o verão... e por incrível que pareça o verão nas cidades grandes é vazio. Sim, pois aqui na França todos saem de férias, lojas fecham para o mês de julho/agosto e é sensível aos olhos como a cidade fica mais vazia. É tempo de aproveitar tudo que não tem nas outras estações: tomar sol no parque, ir na piscina pública de verão e pegar um bronze digno de Rio de Janeiro. Verão = Férias. Essa é uma matemática que parece cair super bem para a maior parte dos franceses. E por isso, as cidades litorâneas ficam apinhadas de gente. A Côte D'azur vira Búzios, cheia e com engarrafamento... Très Chic! E os vizinhos? Eles falam mais alto do que nunca. Um fuma falando ao telefone na janela, a outra tenta falar com as amigas pelo celular que não pega dentro de casa, a mãe grita com os filhos encapetados no play e o outro assiste TV nas alturas.... Ahhhh...! Isso tudo quase me faz sentir falta do inverno, quando as janelas ficam fechadas... (quase!). O verão também é tempo de 'Canicule'! A tão temida onda de calor que assola os franceses todo o verão, mas não se preocupem, ela dura somente 2 semanas...
E aí o outono chega de novo... e 1 ano se passou... 1 ano de alguns encontros, alguns desencontros, muita, muitas, muitas reflexões e várias descobertas. Descobertas de uma nova cidade, de uma nova cultura, de novos amigos, e de uma vida a dois.

O Outono.

O Inverno.

A Primavera.

O Verão.


15 comentários:

  1. Oi, descobri o blog através do 13 anos depois. Estou amando tua maneira de ver a França. As estações e suas peculiaridades, excelente post. Felicidades! Fabiane.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Muito observadora :) E as fotos de cada estação também, achei massa. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Você descreveu muito bem todas essas mudanças!!!
    Eu sempre digo que o que me incomoda não é o frio, mas a falta de luminosidade nos dias de inverno... Mudo completamente de humor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena! É, tem gente que nem consegue se adaptar com a diminuição da luz... Mas eu até acho que o inverno tem o seu charme... rsrsrs. Bjs

      Excluir
  4. Irma! muito bom o texto...
    quase sempre que vou a europa é no inverno e nunca pude sentir essas mudancas todas. =/.. mas adorei o que voce escreveu!..
    tem mais uma coisa boa do inverno alem do sumiço dos vizinhos!! é quando a familia vai te visitar ! hehehe ..

    beijao ninha.. aparecerei mais vezes ..!

    estou esperando o post sobre a viagem!

    saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irmão querido.... que nome bizarro é esse que vc arrumou? rsrsrsr. Calma... vou escrever sobre a viagem sim... rsrsrsrs. Saudades, Saudades, Saudades enormes!

      Excluir
  5. Anna, vou fazer um intercâmbio para a França e uma das minhas opções de cidade é Lyon. Ficarei de Janeiro á Junho. Eu li muito, aqui no seu blog, sobre essa questão de inverno e tal, mas você acha que, para uma menina que gosta de frio e chuva, todo esse clima invernal atrapalharia muito? Eu ainda vou ter o que fazer em museus, bibliotecas e lugares fechados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julie, o inverno aqui não me incomodou muito... mas isso vai de pessoa para pessoas... Mesmo no inverno ainda tem coisas para se fazer sim, e você ficando de janeiro à junho vai pegar 2 meses de frio só... em março o tempo começa a melhorar. Bjs.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, já estou morando aqui na França há 4 meses, cheguei em novembro, mas o frio só incomodou realmente nesse mês de fevereiro. A falta de claridade me incomoda bastante, mas ainda fico encantada quando neva. Mas gostaria de saber quando vai acabar...rsrs, agora em março qual temperatura fica aproximadamente? abril e maio é primavera é? vou fazer umas viagens em março e maio e gostaria de ir com um tempo melhor. bjus

    ResponderExcluir
  8. oi Ana...parabéns pelo bloq....vc teria um contato por e-mail...peciso tirar umas duvidas com vc

    obrigado Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, desculpe a demora na resposta. Me passa o seu e-mail que entro em contato com você. o que acha? Abraços.

      Excluir