domingo, 8 de julho de 2012

Rússia - Russie - Россия


O João há muito tempo falava em conhecer a Rússia e essa viagem passou a ser o meu sonho também, que resolvemos realizar nesse verão (no inverno é que não seria!). O Brasil e a Rússia hoje possuem um acordo onde nós não precisamos de visto para entrar no país, o que já facilita e barateia muito as coisas. Eu diria que o mais difícil dessa viagem foi mesmo a comunicação, pois pouquíssimas pessoas falam inglês e o Russo é escrito no alfabeto cirílico o que torna quase impossível decifrar o que está escrito. Eu disse quase porque uma vez que você sabe as equivalências dos sons das letras cirílicas com relação às letras romanas as palavras com origem latina podem ser decifradas e isso pode ser algo valioso para quem não entende absolutamente nada do que está escrito! Por exemplo, restaurante se escreve 'pесторан' em Russo, se você sabe que o 'p' tem son de 'r', que o 'c' tem son de 's' e que o 'h' tem son de 'n' morrer de fome você não morre... rsrsrs. Outras palavras como museu (музей), bistrô (бистро), metro (метро), souvenir (сувенир), banco (банк), café (кaфе) seguem a mesma lógica. No final eu já estava até me divertindo decifrando as palavras que na maioria das vezes não fazia sentido, mas quando fazia era uma alegria! Para quem pensa em visitar a Rússia segue as equivalências dos sons, acreditem, isso lhes será muito útil.


Outra dica para comunicação é brincar muito de 'Imagem e Ação' antes de viajar, porque é necessário ser muito bom em mímica para se comunicar. Até som de porco e vaca o João fez para o garçom para descobrir o tipo de carne que levava o prato! Não seja tímido, vale tudo para conseguir se comunicar em terras onde o '3' tem som de 'z' e pouquíssimas pessoas falam inglês ou outra língua.
É interessante também aprender como se fala as palavras básicas, qualquer pessoa no mundo fica mais simpática e aberta quando um gringo tenta falar pelo menos um bom dia na língua do país, por isso aí vão as pronúncias das palavras básicas. Se quiser ouvir como se fala a palavra coloca no 'Google Translate' e aperta o botão de 'ouvir', foi assim que eu aprendi as expressões básicas como ‘por favor’ e ‘bom dia’. Uma mão na roda.
- Bom dia (добрый день) - Se fala 'Dobrei Din'.
- Oi (привет) - Se fala 'privet'.
- Por favor (пожалуйста) - Se fala 'pajálusta'.
- Obrigada (спасибо) - Se fala 'spasíbua'.
- Entrada (запись) - Se fala 'zapis'.
- Saída (выход) - Se fala 'vurod'.
- Não (нет) - Se fala 'niet'.
- Sim (да) - Se fala 'da'.

Na Rússia, com a escrita com alfabeto tão diferente conseguimos ver a força da marca, olha a loja do Subway e Mac Donald’s, mesmo escrito em outro alfabeto conseguimos identificar.

Subway em russo.

Mac Donald's em russo.

Uma coisa que tivemos muita dificuldade na hora de planejar nossa viagem foi saber o preço das coisas e quanto deveríamos levar. A moeda russa é super desvalorizada por causa da inflação, dá até medo ver a conta de um restaurante dar 1000 rublos, mas na verdade isso é só um valor grande porque esses mil rublos são 25 euros ou 62 reais. Por causa dessa dificuldade, vou dividir aqui com vocês os valores gerais, mas lembrem-se esses são os gastos que tivemos no verão de 2012, infelizmente, os valores sempre vão aumentando com o passar do tempo.

Uma entrada de museu fica em torno de 500 rublos, mas a maioria dos lugares aceita carteira de estudante normal, sem precisar mostrar a internacional. Entramos em vários museus de graça ou pagando 100 ou 200 rublos (5 euros), que é quase nada. Mas vários museus pedem um ticket para podermos tirar foto. No Hermitage, por exemplo, pagamos 200 rublos para termos direito a tirar fotos lá dentro, apesar de ninguém ter pedido o comprovante de pagamento. O café da manhã fica em torno de 200 rublos cada. Um lanche grande no Subway fica em 260 rublos, mas não me pergunte sobre Mac Donald's porque nem entramos. Um almoço em um lugar não muito caro fica em torno de 400 rublos por pessoa. Em Moscou comemos em um restaurante super bom (My My, mas se fala Mu Mu) e pagamos 750 rubros para nós dois comermos. Um restaurante mais carinho (mas não muito caro, uma estrela) fica em torno de 1.000 rublos por pessoa. E em Moscou fomos a um restaurante super na moda, comemos entrada, prato principal e bebemos e pagamos 2.000 rublos por pessoa, equivalente a 55 euros. Não achei comida muito caro na Rússia não... Uma matrioska pequena (com 3 bonecas) em uma loja central de souvenir fica em torno de 350 rublos, mas nós conseguimos comprar por 150 rublos direto de um cara cujo a família pintava as matrioskas, quando escrever sobre Moscou passo a dica. Transporte: o metro fica em torno de 30 rublos a viagem, não conseguimos encontrar pacotes de viagens que algumas cidades européias tem... acho que eles não tem isso lá. Mas se você ficar em um lugar central vai precisar pouco de metro, para conhecer a cidade é sempre bom andar, a não ser em Moscou onde as estações de metro parecem palácios. Em São Petersburgo, por exemplo, só usamos 3 viagens de metro cada e em Moscou 5 viagens. Uma questão super importante é que os russos não são abtuados a usar cartão de débito ou crédito. Por isso, não são todas as lojas que aceitam cartão. É sempre bom andar com dinheiro e não só com cartão.

Quando estávamos indo para a Rússia até perguntei para uma amiga que já tinha ido se podia andar de short ou saía curta pela rua, pois como a Rússia tem como religião principal o Cristianismo Ortodoxo fiquei pensando que talvez blusa sem manga ou saias curtas não fossem comum. Quando cheguei lá tive uma grande surpresa, as russas se vestem super bem. Geralmente com um salto estratosférico, que sinceramente, não sei como elas conseguem correr no metro com aquilo. São mulheres bonitas, bem maquiadas e bem penteadas. Conversando com um russo ele explicou que a proporção de mulheres para cada homem é super alta por causa das guerras onde a Rússia andou metida nessas últimas décadas e por causa da alta taxa de mortalidade prematura dos homens, seja por problemas de saúde ou alcoolismo. O Censo de 2010 mostra que a população russa é formada por 46,3% de homens e 53,7% de mulheres. Por isso, as mulheres tem como hábito se vestirem bem. Onde a concorrência é alta você precisa se destacar de alguma forma, não é? Observando as mulheres vi que elas faziam um penteado no cabelo que eu adorei! Lá não consegui descobrir como se fazia, mas chegando aqui em Lyon procurei no 'pai de todos' (o Google) e encontrei um vídeo de uma russa explicando como se faz o penteado. É super simples e fica super bonito, por isso, vou dividir aqui o penteado russo da moda esse ano.

Cabelo que as russas estão usando.



Fazendo a busca na internet descobri outro penteado super fácil e bonito que também vale dividir aqui com vocês.


Infelizmente, com relação aos homens eu não posso dizer a mesma coisa das mulheres. Não vi nenhum homem que eu dissesse: Nossa que homem bonito! Pode ser por causa da minha preferência por morenos, mas de uma forma geral eles não se vestem tão bem e não são charmosos, pelo menos, foi a impressão que eu tive. Além disso, cismam em usar esse corte de cabelo ridículo, tipo 'chitãozinho e chororó' que nós usávamos na década de 90... Esse corte foi a gota d'água para mim como relação à moda masculina russa... rsrsrrs.

Cabelo com mullet dos russos.

Outra informação importante é que não é permitido entrar em Free Shopping europeu com coisas compradas em Free Shopping Russo por causa de algum acordo de circulação que a Rússia não tem com a União Européia. Como nós fizemos escala em Amsterdam tínhamos que entrar no Free Shopping de lá antes de desembarcar em Lyon. Foi muito frustrante ver a nossa legítima Vodka Russa Beluga ser jogada no lixo. Uma vodka super premium que é difícil de ser encontrada fora da Rússia e cara. Ninguém tira da minha cabeça que depois alguém fez a festa com tudo que foi jogado ali... que raiva...!!! Para não caírem no mesmo erro comprem tudo antes em supermercados e despachem a mala.

Beluga: Vodka nobre russa. Indicação de um russo no aeroporto.

Se vocês acham que isso é tudo o que eu tenho para falar da Rússia estão muito enganados. Só achei melhor dividir os posts em Rússia, Moscou e São Petersburgo, caso contrário iriam ficar gigantes.

2 comentários:

  1. Olá Anna!
    Nossa adorei! Nem imaginava que a moeda russa era fraca assim, comparada ao euro. Quanto a língua, esse é um dos entraves que nos fazem ficar receosos mesmo de visitar esse país! Mas suas dicas foram valiosas,e como é complicado não? Os sons...diferentes. Ah adorei os videos dos cabelos eu assisti e curti tb! Sempre soube que as mulheres russas eram bonitas, mas os homens, fiquei decepcionada! Rsrsrs! Eu gosto de loiros de olhos azuis...KKKK (^;^) mas sem os cabelos xororó...Frustrante!KKK! Qdo eu estiver em Lyon eu penso em ir na Itália (esse é questão de honra!) Depois os outros + próximos! Rússia só se tiver alguém pra ir comigo! Gosto de viajar em grupo de amigos! Bem, poste logo os outros, Bises!

    ResponderExcluir
  2. Viajar em grupo é mais divertido mesmo... mas viajar sozinha também tem seus pontos positivos! :) A Itália é uma delícia... acho que vai amar. Bjs.

    ResponderExcluir