segunda-feira, 16 de julho de 2012

14 de julho. Obrigada, Queda da Bastilha!

Depois de ter vivido o 14 de julho aqui em Lyon esse passou a ser o meu dia favorito em terras francesas junto com os dias da Fête de Lumière. Esse feriado provou de uma vez por todas que os franceses também sabem se divertir quando eles se permitem! Dia 13 e 14 teve uma queima de fogos atrás da Fourvière que durou uns 25 minutos cada. Foi lindo e em um lugar super emblemático da cidade. Uma coisa que me chamou muito a atenção é que não teve queima de fogos no ano novo, mas teve duas no final de semana do 14 de julho! Esse é o feriado do nascimento da democracia francesa, é uma data importantíssima na história do país. Além disso, as pessoas estão começando a sair de férias indo aproveitar o verão. O clima de festa e relaxamento é quase palpável. É muito engraçado ver que para a Europa o ano está terminando. Para terem uma idéia, as agendas aqui começam em agosto e acabam em julho do ano seguinte (2012/2013). Isso pode parecer super estranho, mas na verdade é totalmente ligado às estações do ano, o verão é a estação da renovação, do recomeço. E é por isso que eu acho que essa data é super comemorada, além, é claro, da sua importância histórica.

Pessoal esperando os fogos na beira do Rhône.

Fogos do 14 de julho atrás da Fourvière apagada.

Fogos do 14 de julho atrás da Fourvière.

Uma das apresentações de música depois dos fogo.

Além dos fogos, dia 13 e 14 são os dias em que o Baile dos Bombeiros acontece. Essa festa é a festa mais animada que já fomos aqui desde que chegamos. Ela acontece em todos os quartéis de bombeiros em vários bairros da cidade (não só aqui em Lyon). É um ambiente super descontraído, pois a festa acontece em um cruzamento fechado, e de muita azaração, os bombeiros tiram o atraso nessa festa! É como se nessa data fosse permitido 'soltar a franga' e é claro, que a música alta e a bebida tem um lugar fundamental nessa trama. E para fechar a noite, por volta das 1h 30 min da manhã, os bombeiros mais assanhados fazem um strip-tease no palco! Sim... os mesmos bombeiros que molham a sua casa em um incêndio ficam de cueca para a platéia de mulheres já bêbadas e histéricas. Esse é ou não é o melhor feriado de todos?

Galera animada no palco.

Bal des Sapeurs Pompiers.

Os bombeiros! Pena que a foto não está muito clara.

Queridos Gi e Rafa, amei nossa noitada mais do que especial! Obrigada pelo convite. 



2 comentários:

  1. Ahahaha! Mas eu adoooreeei essa noitada aí de festa dos bombeiros... com direito a streaptease e tudo mais??? Quem diria heim? Achei que nuncaaa fosse ver uma coisa dessas... (aliás ano que vem como vou estar aí não vou perder! Rsrsrsrss!!)Deu pra perceber que eles são bem patriotas néam?? viva o 14 de julho!
    KKKK!
    Beijus!

    ResponderExcluir
  2. Amei!! Tanto a questão de leveza do povo, quanto alegria e a festa em si. Deve ser lindo esses fogos e fecha com chave de ouro! (Mon Dieu...) kkkk

    ResponderExcluir