terça-feira, 24 de abril de 2012

Sozinha mas acompanhada

O fato de estar longe de casa me fez dar ainda mais valor aos meus amigos e família. Quando existe alguma coisa que não está ao nosso alcance essa coisa fica ainda mais valiosa. Mas é mais do que isso, nós precisamos pertencer à algum lugar e só os amigos e a família podem dar essa certeza para a gente, a certeza de que não estamos sozinhos. A solidão é necessárias às vezes, eu sou uma pessoa que preciso do meu espaço, gosto de ficar em casa sozinha e não ligo se não tiver ninguém para ir no shopping comigo... Eu gosto de ter um tempo para mim, eu preciso desse tempo. Mas é verdade que a solidão a mais pode machucar bastante. Nenhum ser humano foi feito para ficar sozinho, o ser humano precisa trocar palavras, carinhos, experiências. E aqui, com os dias em que ando almoçando sozinha em casa, fazendo comida só para mim enquanto o João está trabalhando, estou aprendendo o significado negativo de passar um tempo sozinha...
A solidão é como uma erva daninha, ela cresce de um dia para o outro e se espalha com facilidade, quando menos percebemos, ela está lá... misturada à grama. Mas o lado bom é que ela é fácil de arrancar pela raiz, basta falar com algum amigo ou com a família. Ontem recebi a ligação de uma amiga querida, e foi como se de repente eu não estivesse mais almoçando sozinha. Aquela ligação me deixou muito feliz, poder ver e falar com as pessoas queridas (o Skype ainda não permite tocar) é a coisa mais valiosa que se pode ter quando está fora de casa. Essa simples ligação me deu forças para ficar sozinha vários outros dias, uma ligação de 1 hora me encheu de carinho, me preencheu totalmente. Me fez perceber que eu posso estar à kilômetros da maioria das pessoas que amo, mas me fez perceber também que, apesar da distância, eu não estou sozinha. 

8 comentários:

  1. Estou aproveitando a noite fresca e chuvosa de domingo pra ler sobre suas experiências europeias e, como não podia deixar de ser, esse post, em especial, me emocionou. Ainda que o coração aperte de saudade, que você olhe em volta e veja a casa vazia, saiba que todos nós estamos por aqui, há muitos quilômetros de distância, mas sempre pensando em você. Assim como somos um pedaço seu de casa, você é um pedaço nosso que se desprendeu por um tempinho. rs Você não está (e nunca estará) sozinha! Obrigada pela ligação hoje! Ganhei a semana ouvindo a sua voz! Cuidem-se por aí! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh... minha amiga! Quem ganhou a semana fui eu! Como te falei, vocês são a minha casa... Aqui eu descobri que casa não é um lugar... são pessoas. Saudades já. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna, andei dando uma lida em seus posts, e me identificando com sua história. Agora em outubro eu e meu esposo, somos casados a um ano, vamos morar 03 anos em Sant Etinenné, ele vai fazer o doutorado e já tem uma certa fluência no francês, eu.... eu não sei nada, e muito pouco de inglês. O que me atormenta é pensar em ficar sozinha durante o dia enquanto ele está na universidade, vou ficar sem trabalhar, o que vou fazer, será que aprenderei logo francês?! estou cheia de questionamentos, mas acredito que será uma experiência incrível. Me dá umas dicas?!...heheheh. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Waneska, o início é sempre mais difícil mesmo, mas acho que tem que entrar em um curso de francês sim, quando chegar aqui. Se comunicar bem permite que descubra novas coisas e crie novas amizades. Vc não vai poder trabalhar, mas e estudar? Pense nesse tempo como um período para descobrir e fazer as coisas que ama! Curso de artes, fotografia... estudar uma outra lingua, quem sabe fazer um mestrado vc tb aqui? O mais importante é que vc viva a sua vida e não a vida do seu marido... entende? Se quiser me manda o seu e-mail, podemos nos falar melhor. Vc chega quando? Beijinhos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. concordo, traduzi meu diploma, quem sabe rola um mestrado aí. Mas eu penso em estudar sim, fazer uns cursos, tem algumas coisas que planejo há muito tempo, quem sabe dê certo agora. Só uma reviravoltas dessas para tomarmos um rumo diferente na vida, quem sabe. Penso em seguir essa área de designer, vamos ver!! ah, valeu as dicas, vamos dar umas papeadas para que eu possa pegar mais dicas..heheh. waneska(arroba)gmail.com. bjus. ah, meu esposo adorou seu blog, leu vários posts e adorou as dicas.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Anna! Estou desde ontem lendo seus posts, tem um monte de abas abertas com paginas do seu blog, haha...

    Pois é, estou passando exatamente isso...So que eu cheguei ha menos de um mes, todos os cursos de frances ja estão em andamento, as universidades também so ano que vem...Dificil passar o dia sozinha e sem trabalhar, inevitavel se sentir um pouco inutil...

    Mas desde o ano passado venho fazendo freelances na minha area (DESIGN) e espero que eu possa continuar trabalhando de casa, mas estudando ao mesmo tempo...O que mais me mata é ficar sem estudar...Mas essa semana as coisas ja estão melhores, porque agora tenho internet de novo, então posso ler e estudar um pouco, mas as vezes é dificil se motivar...

    Eu também adoro ficar sozinha, so que no ano passado fui pra uma republica com 6 outros brasileiros, era aquela zona e tinha hora que eu odiava, mas fui acostumando, gostando e agora sinto falta...não de morar na republca, mas das pessoas que conheci la...

    Boa sorte pra nos todas...=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isis, os cursos de francês, pelo menos na Aliança Francesa, começam todo inicio de mês, vc pode tentar, quem sabe... Calma que as coisas vão se ajeitando, o ínicio é sempre assim mesmo...

      Excluir