sexta-feira, 6 de abril de 2012

Essa falsa amizade

Eu não entendo essa obrigação que os cariocas acham que tem de serem amigos de outra pessoa. Essa forma de lidar com o outro achando que está sendo simpático, mas na verdade só está enganando o próximo. Até para quem conhece as regras (o meu caso) pode ser irritante. Por que convidar para sair se não faz questão de sair com a pessoa? Por que marcar um chopp se na verdade não quer tomar um chopp com a pessoa? O que alguns chamam de delicadeza eu acho uma falta de educação tremenda. Não vou dizer que nunca fiz isso... até mais do que eu gostaria... nasci no Rio, no Brasil, é inevitável não pegar hábitos, mesmo que ruins, mas ainda assim é difícil para mim entender essa lógica. Ninguém é obrigado a ser amigo de ninguém nessa vida. E isso é um fato! E desde quando fingir que é amigo é sinônimo de boa educação? Você pode ser gentil com o outro, cumprimentá-lo na rua, até trocar algumas palavras amigavelmente no trabalho, mas isso não faz dele um amigo... então porque dar falsos indícios de fraternidade como 'marcar' um almoço... ou um encontro? Qual é o objetivo? Não entendo essa necessidade de se apoiar em uma amizade que, na verdade, não existe.
Nesse ponto tenho que reconhecer que os franceses são muito mais sinceros e verdadeiros. Eles vão te cumprimentar, dizer bom dia e boa noite, mas nunca vão te chamar para almoçar ou tomar um chopp se realmente não quiserem sua companhia (falo de forma geral, claro que exceções existem). Diria que é bem mais fácil desse jeito, você não precisa conhecer as regras, pois elas são claras. É verdade que, em contra partida, isso dificulta os franceses à fazerem novas amizades, o que me faz estar em maus lençóis pois sou uma estrangeira aqui. De qualquer maneira, não posso negar, que dessa forma me parece muito mais honesto e claro com todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário