domingo, 4 de dezembro de 2011

Roubada ou não roubada... eis a questão.

Escrever sobre a Croix-Rousse me lembrou de um incidente que aconteceu quando eu estava indo para o bairro, há umas duas semanas atrás. Uma tarde, depois do curso de francês, eu resolvi ir passear e conhecer melhor a região. Como o João estava na faculdade resolvi ir sozinha mesmo... olhar coisas novas, passear um pouco... Peguei a bicicleta (aqui você pode alugar bicicletas pelo dia) e fui margeando o rio Rhône até chegar em uma ponte que desse na direção da Croix-Rousse. Teve uma hora que fiquei meio perdida e resolvi parar para pegar o meu Iphone para checar o mapa e ver aonde eu estava exatamente... Até que, certo momento, vi um sujeito parar do meu lado... Logo pensei: porque ele está parado do meu lado se eu estou um pouco afastada da faixa de pedestres para atravessar? Já fiquei meio cabreira... guardei o meu Iphone no bolso e foi aí que ele veio na minha direção... perguntando aonde ficava a prefeitura. Eu acho que foi isso que ele perguntou... porque nem ouvi direito, disse que não sabia montei na bicicleta e fui embora.
Agora fica a questão: Isso foi uma tentativa de assaltou não? Se eu tivesse ficado, ele teria pedido o meu telefone? Eu não gostei muito da atitude suspeita... parar do meu lado enquanto eu estava mexendo no celular... porque ele não perguntou para qualquer outra pessoa que estivesse passando na rua? Enh?
Já ter morado em uma cidade violenta faz com que você fique mais atenta ou cheio de nóia? Vai ver o pobre coitado só queria me perguntar aonde era a prefeitura mesmo e eu já achando que ele estava olhando o meu celular. E eu ainda pensei: Eu não vim do Rio de Janeiro para ser assaltada aqui em Lyon! Ah não!!!
Mas o pior é não ter ainda a malandragem do lugar, entende? Me sinto um pouco perdida... sem parâmetros. Eu não sei como os roubos acontecem aqui... no Rio, só de olhar para o sujeito (na maioria dos casos) eu já consigo ver se é alguém suspeito ou não... Ou atitudes suspeitas... Ou lugares não muito bons... Aqui é diferente, uma cultura diferente... tem muito árabe morando aqui também e eu ainda não entendo o comportamento dessa cultura onde os homens ficam nas praças porque não podem ficar em casa... É feio ficar em casa... mas ficar na rua sem fazer nada é legal...
Enfim... quando a gente muda de país a gente tem que aprender não só se movimentar em uma cidade diferente, como também as características de comportamento... que passa desde saber como brigar pelos seus direitos (aqui na França é dando patadas sem levantar a voz, o que eu admito ser difícil para mim) até identificar possíveis assaltos. Esse estudo antropológico pode ser até interessante... quando você finalmente aprende, porque o caminho do aprendizado pode ser bem perturbador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário