domingo, 18 de dezembro de 2011

Outro ponto de vista sobre o Natal

Desde que cheguei na França tenho encontrado novos sentidos para coisas cotidianas e uma delas é, sem dúvida, o Natal. Eu finalmente entendi Papai Noel e toda aquela roupa com pêlo branco saindo das botas e do casaco. Essas botas são fáceis de encontrar em qualquer sapataria por aqui... Se eu pudesse chutar um percentual, diria que 1 em cada 3 meninas daqui tem uma bota igual ou parecida com a do Papai Noel. E quanto ao casaco... bem, eu comprei um igual... só não é vermelho! Porque eu ainda tenho bom gosto... pelo menos o meu marido diz que sim...Rsrsrs. Com o frio que está fazendo aqui a minha bota Timberland e o meu casaco de pêlo está sendo o meu uniforme oficial. Isso porque nem estamos no inverno (ainda não fez menos de zero grau), mas para mim, uma carioca de inverno de 20 graus, já estou no inverno da Finlândia. (Tá bom, tá bom... rolou um exagero... é que torna tudo mais dramático... adoro! Rsrsrs).

Um exemplo de bota.

Mas voltando ao assunto Natal, eu entendi outra coisa: as comidas gordurosas. Sabe aquelas castanhas, aqueles pães com linguiça misturada, aqueles bolos bem densos com fruta cristalizada dentro que a gente come no natal e quase passa mal? Então, aqui desce que é uma beleza! Tem coisa melhor que comida gordurosa no frio? Por isso mesmo já comprei minha esteira de yoga para fazer exercícios em casa! O inverno é perigoso... não dá para dar mole com ele. Isso sem falar das bebidas quentes: chocolate, café, chá e o famoso 'Vin Chaud', o vinho quente, que é uma tradição por aqui. E se for bem preparado é bem gostosinho... é vinho, açúcar, canela e frutas... Hum... o cheirinho de canela é uma delícia... dá para sentir de longe! Existe com vinho tinto ou branco... para todos os gostos, para não ter desculpa para não experimentar. A primeira vez que provei não gostei não... por isso te digo, tem que ser bem preparado, caso contrário pode ser um desastre.
Outra coisa bem tradicional são as feiras natalinas. Nelas você encontra tudo o que tem à ver com o tema: bebidas quentes, comidas gordurosas, biscoitos variados, bolos densos com frutas cristalizadas, idéias diferentes de presentes. Falando assim até parece simples, mas é muito legal, bem divertido. E acaba virando um programa de domingo... como aconteceu com a gente hoje. Aqui em Lyon tem uma feira bem grande que fica na praça perto do Perrache (estação de trem). Fomos hoje lá e me diverti muito! Eu adoro feiras e adoro natal e todas aquelas coisas bregas natalinas. É brega! Mas eu adoro. Juntando as duas coisas então... fiquei feliz da vida.
Agora para completar o visual do Natal que importamos lá (aí) no Brasil só falta a neve... e segundo a meteorologia ela chega amanhã...

Feira Natalina no Perrache.

Barraquinhas da feira Natalina no Perrache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário