terça-feira, 8 de maio de 2012

Milão - Milan - Milano

Milão não é uma cidade de fortes atrativos turísticos como outras cidades na Europa, mas como já disse em outro post é uma cidade que mora no meu coração. Além disso, para quem gosta de design a cidade tem um museu de design chamado Triennale que sempre tem exposições legais. Esse museu tem também uma livraria fantástica com vários títulos com temáticas de decoração, arquitetura e design. Se você se interessa pelo tema é o lugar perfeito. www.triennaledesignmuseum.it. O museu fica perto da saída de metro da triennale e perto do parque Sempione.
Outra atração imperdível da cidade é o Duomo de Milão, que na minha opinião é uma das igrejas mais bonitas da Europa... Uma igreja gótica cujo telhado tem 135 agulhas com diversas estátuas e gárgulas. Eu amo a arquitetura gótica, está aí um motivo para esse Duomo estar no topo da minha lista.

Duomo de Milão.

A porta principal do Duomo é incrível. Toda trabalhada em ferro. Tem partes onde as pessoas colocam a mão para rezar. Essas partes acabam ficando limpas, ou seja, douradas.

Porta do Duomo de Milano. Incrivelmente trabalhada.


Detalhe da porta do Duomo.

Detalhe da porta do Duomo de Milão. Com detalhes dourados, limpos pelas mãos das pessoas.

Interior do Duomo, vitrais e estátua impressionante.

Bem ao lado do Duomo se encontra a Galeria Vittorio Emanuele II. Vittorio Emanuele (Victor Emanuel) foi o primeiro rei da Itália depois da unificação. Ele era membro da Casa de Savoy, que hoje é uma região francesa, entre Lyon e a Itália. Essa galeria tem uma abóboda de metal e vidro, lindíssima. Hoje, a galeria abriga várias marcas de luxo e restaurantes.


Fachada da galeria Vittorio Emanuele II.

O interior da galeria.

A abóboda bem no centro da galeria.

Uma das lojas chics da Vittorio Emanuele II.

O chão da galeria.
Outro ponto da cidade que não pode deixar de conhecer é o Castelo Sforzesco. A edificação é datada do século XV e hoje abriga um museu que tem vários tipos de exposições, dentre elas de instrumentos musicais e móveis antigos. www.milanocastello.it.

Entrada do Castelo Sforzesco.

Uns dos muros do castelo.

O brasão símbolo da família Sforzesco. Uma serpente dando luz à uma criança.

A Pinacoteca de Brera também é um lugar interessante para se visitar enquanto está na cidade. O museu possui várias obras de artistas italianos que eu adoro como Tintoreto, Veronese e Mantegna. www.brera.beniculturali.it

Quadro à direita, um dos meus preferidos do museu: Andrea Mantegna, Lamentação sobre Cristo morto.

A vida noturna de Milão também é bem interessante. Não deixe de andar pela região de Porta Genova à noite. É muito agradável andar pelas ruas Torino, Corso Genova, Ripa di Porta Ticinese e Via Sempione com suas lojas, bares e restaurantes. A praça da Igreja San Lorenzo fica lotada à noite, cheio de grupos de amigos bebendo e algumas vezes tocando e cantando música. Um ambiente bem legal, além da visão das ruínas romanas que ficam na praça ficarem ainda mais bonitas à noite.

Praça da Igreja de San Lorenzo de dia com as ruínas romanas. 

Não podia esquecer de falar também da Santa Marie delle Grazie onde está a 'Última Ceia' de Leonardo da Vinci. Nessa igreja nós não conseguimos ir, pois precisa marcar visita com muita antecedência. Nós tentamos com 2 meses e não conseguimos. Se quiser mesmo ir tem que reservar com 3 meses de antecedência nesse site.

Além disso, voar de Lyon para Milão é lindo. Se tiver sorte de estar um tempo bom, consegue ver os Alpes de cima.

Vista dos Alpes do avião.

E então, acha que Milão merece ser visitada ou não?

3 comentários:

  1. Ainda não conheço, mas acredito que merece sim! Apenas pelo que você comentou já dá para preencher dois dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena! Isso! Dois dias está ótimo para conhecer a cidade. Bjs.

      Excluir
  2. dá para preencher dois dias cheios!! Quando estive na cidade também fui no Museu de Ciencia e Tecnologia da cidade. Este é um museu educativo todo interativo voltado para jovens. Ele possui várias salas para receber turmas de escolas para seções especiais e quando fui vi várias excursões de todas as idades. Realmente achei um modelo de museu que merece ser copiado e difundido!! Além das instalações educativas, ele possuem um acervo de modelos tridimensionais de várias invenções de Leonardo D'vinci. Esse acervo por si só ja vale a visita!

    ResponderExcluir